2 de janeiro de 2012

E o desespero aumenta... TCFQ / IELTS

Olá pessoal!

Antes de qualquer coisa, feliz ano novo à todos!

Como todos sabem, fomos pegos pela mudança no processo, e agora teremos que comprovar nossa proficiência em francês e inglês à partir da realização dos exames TCFQ e IELTS, respectivamente.

Confesso que estou uma pilha de nervos, louco pra fazer logo esses testes. Não passei por isso ainda, mas creio que a demora do processo não é nada comparado com o período fora dele, sem poder enviar o dossiê. Ficarei imensamente feliz quando, finalmente, enviar a documentação e receber os débitos no cartão de crédito.

Todos que já passaram por isso, sabem como é difícil. Estudar duas línguas ao mesmo tempo, de forma intensiva,  trabalhar o dia todo e ainda juntar dinheiro para ir, é TRISTE! Mesmo após a viagem, a cabeça ainda está a mil, pensando em tirar notas boas nos exames de proficiência, e enviar logo esse dossiê...

Só assim poderei dar uma respirada novamente, e preparar para as próximas fases.

Como não temos uma saída, vamos aos testes então.

Liguei ainda em Dezembro para a AF Brasília para ter noção das datas do TCFQ, e eles estavam de recesso. Esperei até hoje para obter esta informação, liguei novamente, e informaram que ainda não possuem esta informação, pois a funcionária que cuida disto está de férias. Aí o desespero só aumenta né?

Pra acalmar um pouco esta ansiedade toda, dei uma olhadinha no site da AF de São Paulo, pra ter noção de quantas vezes no ano a prova é aplicada, e quando. Parece que a prova mais próxima é aplicada em Março, e a segunda em Abril. Se for basicamente o mesmo calendário para a AF Brasília, provavelmente iremos aplicar para a prova de Março.

Optamos por fazer a primeira prova possível do TCFQ, pois agora em Janeiro iremos fazer um curso intensivo na Cultura Francesa, e se formar turma, outro em Fevereiro na AF. Se não formar turma, creio que optaremos pela Natural Language, para focar na conversação. Tendo uma prova em Março, já nos adianta bastante, pois é sair do curso e fazer a prova com a cabeça bem cheia de francês.

As opções para francês em Brasília são muito complicadas e escassas. Por isso, se souberem de algum professor particular bacana, ou mesmo um curso bacana, nos indiquem!

Como se não bastasse isso, temos também o IELTS...

Após avaliarmos a nossa situação, e verificarmos as datas do IELTS, acabamos por nos inscrever para a prova que irá ocorrer no dia 21/01/11. Está bem encima sim, mas acredito que podemos tirar uma nota bacana.

Acabei de terminar o curso de inglês, viajamos pro Canadá, então creio que a cabeça ainda está fresquinha com a língua.

Iremos estudar por conta própria, em simulados disponíveis na internet (inclusive alguns deles na barra à direita do blog, na categoria "Inglês").

Se tudo der certo, novamente, creio que conseguiremos enviar o dossiê em Abril .

Aja coração... rs..

Assim que obter as datas do TCFQ, volto para avisar! No mais, aproveitem o IELTS de Janeiro!

Abraços!

6 comentários:

  1. Desejo boa sorte p/ vcs. Vai ser uma correria, mas vai dar certo. Estou na fase do Processo Federal, 14 meses já, espero que este seja o último mês e eu receba meu combo. A ansiedade mata rsrs. Acho que as provas sejam mais fáceis que a entrevista, nunca passei tanto nervoso na minha vida, a mulher falando rápido com aquele francÊs quebecois, ainda bem que respondi tudo.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, estamos torcendo por vocês.

    Irá dar tudo certo

    abs

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Ana, imagino que a espera do processo seja de grande ansiedade, mas não estar nele, e nem saber se poderá estar dentro dos próximos meses é ainda pior. Estou quase ficando maluco de tanto estudo! :(

    Acredito que ambos iremos conquistar o que desejamos, estes são apenas alguns percalços a serem ultrapassados.

    Daniel, obrigado pela torcida! Vamos juntos!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, desanimar jamais! =D

    O sucesso é resultado do esforço e pelo visto, vocês estão caminhando em direção a ele.
    Imagino que deve ter sido bem frustrante essa mudança toda no processo ocorrer justamente quando vocês iam mandar os papéis, MAS é bom saber que, por mais que os requisitos tenham mudado, vocês continuam elegíveis, continuam podendo se candidatar, não é mesmo? Só vão ter um tiquinzin mais de trabalho... =P

    Abraços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. Como a Lidia disse gente, não desanimem !!!

    Tudo vem no tempo certo ! Estudar é preciso mas quando menos esperarem, o processo de vocês estará aberto.

    Nossa torcida para vocês.

    Um abraço.
    Marcelo e Lu.

    ResponderExcluir
  6. Meus, queridos, como anda o processo de vocês??? Bom, tomei a decisão de imigrar também, estou firme, mas tenho muitas dúvidas e não conheço ninguém para saná-las. Poderiam me ajudar? Lendo o blog de vocês me identifiquei bastante e gostaria muuuito que me dessem uma luz! = ) Também sou de Brasília, espero nos encontrar-mos para trocar experiencias com nossos vistos na mão. Um abraço.
    Jessica

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)