12 de janeiro de 2012

Viagem à Montréal: Usados

Mais um post sobre algumas percepções de nossa viagem à Montréal, hoje falando sobre Oportunidades.

Aqui é um ponto no qual me deixou bastante chateado com a atitude de alguns imigrantes. Não estou aqui para julgar ninguém, mas depois de ver o que vi, e que falarei hoje, entendo que os imigrantes podem chegar com o mínimo para se viver e não ter grandes problemas.

Quer ver porque?

Village des Valeurs
Já ouviu falar desta loja? Não? É uma loja basicamente de roupas, e ao mesmo tempo um centro de doações comunitário. Claro, tudo que é vendido nela é usado, mas nem tudo é usado como se vê no Brasil.

Nela, é possível encontrar os mais tipos e variações de roupas, mas também alguns aparatos para casa. Aqui, um homem que trabalha de terno e gravata, faz a festa, e mulheres também, com certeza. Ótimo local para imigrantes comprar ternos, blusas sociais e gravatas, por um preço que chega a ser engraçado de tão baixo. Imagine comprar um terno Armani por 15 dólares? Não, ele não possui qualquer sinal de uso, é praticamente novo como em uma loja da Armani. Imagine comprar 3 gravatas impecáveis por 5 dólares?

Até mesmo durante o inverno, você não precisa gastar rios e rios de dinheiro em casacos ultra potentes. Vá na Village des Valeurs, e encontre barganhas incríveis. De sobretudo a casacos de mais de 8 kilos, tudo à 10-25 dólares. Perfeito estado, pronto para uso.

Claro, nem tudo está novinho em folha, mas basta dar uma boa garimpada para encontrar oportunidades incríveis para enxer o armário nos primeiros meses de Canadá, sem gastar uma fortuna, que é algo que todos nós evitamos. Não é mesmo?

Aos que não gostam de coisas usadas. Abra sua mente, e faça uma visita à esta loja, e verá que não vai se arrepender.

Eletrônicos em geral
Que eletrônicos no Canadá é muito mais barato que no Brasil, isso é fácil saber. De toda forma, é possível conseguir estes eletrônicos ainda mais baratos, aproveitando pequenas facilidades das lojas.

Lembra-se que todas as lojas no Canadá dão o direito de devolução completa do dinheiro caso você não goste do produto por até 30 dias? Pois bem. E pra onde vão esses produtos devolvidos? Pra estante de produtos usados!

Produtos com pouco mais de 1 semana de uso são comumente vendidos pela metade do preço, ou até com um desconto ainda maior.

O casal de amigos que citamos no post sobre Casas, comprou um conjunto de lavadora e secadora de roupas. Uma delas, foi uma mega compra. Devido a uma ralada na pintura do produto, eles conseguiram comprar uma das duas peças pela metade do preço. E são lavadora e secadora de uma qualidade que dificilmente se vê no Brasil, e claro, por uma barganha completa.

Pra quem está chegando, e quer mobilhar a casa, a pesquisa vale muito a pena. Comprar produtos de segunda mão, ou aparentemente danificados, pode ser uma grande vantagem, mas novamente, saiba pesquisar bem e com calma!

Mude seu ponto de vista
Há um preconceito enorme no Brasil quando falamos em comprar produtos usados. Até entendo por um lado este preconceito, pois a maioria destes produtos aqui, são precários. Por outro lado, grande parte deste preconceito vem da questão do status. Não se pode comprar algo usado, pois isso fere o status e o orgulho das pessoas.

Infelizmente, pessoas assim, vão ter problemas no Canadá se não imigrarem cheias da grana.

É necessário mudar eu ponto de vista, saber aceitar que você precisará diminuir seu padrão de vida para ter qualidade de vida. Inclusive, há um ótimo post que fala sobre isso, e recomendo leitura!

Oportunidades há aos montes no Canadá, mas saiba descer de cima do pedestal, e ser humilde. :)

--

Mudei um pouco de assunto ao final deste post, pois é necessário que fique claro isto para aqueles que buscam por conforto e padrão de vida no Canadá.

Dadas as dicas, e minha opinião, deixo um abraço, e um até apróxima!

4 comentários:

  1. Adoro um brechó, para mim não será problema. Tb não ligo para móveis cheios de frescura, funcionando é o que vale. Quem é cheio de pompa entra em depressão em ter que submeter a essas coisas, volta correndinho para o colo de mainha, ficar sem empregada então, é a morte. rs

    ResponderExcluir
  2. Nossa primeira compra de roupas foi na Value Village. Tudo usado e muito bom. Excelente compra.

    E a vida segue...
    www.calgary2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post !
    Bom saber que existem itens diferenciados dentro da mesma loja (roupas / acessórios / etc).
    Realmente é uma "mão-na-roda".

    Abraco.
    Marcelo e Lu.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post e do blog. Curso licenciatura em Ciências Biológicas e sei que hoje está muito mais fácil estudar no exterior. Ano passado fiquei sabendo sobre o Quebec e o velho sonho de morar fora ficou mais vivo. Mas eu tenho tanto caminho pela frente ainda: aprender inglês e francês, terminar a faculdade e decidir o tipo de especialização que irei fazer. Acredito que o seu blog me ajudará a tirar muitas dúvidas. Obrigada e Boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.