29 de julho de 2010

IELTS e TCFQ II

Em continuação ao post anterior, só que desta vez informando ao invés de questionar. Risos...

Custos dos exames:
TCFQ: R$ 365,00
IELTS: R$ 415,00

São obrigatórios ao processo? Não.
Qual a utilidade deles ao processo? Para quem aplica pelo processo de Québec, o TCFQ pode isentar a entrevista pessoalmente feita nos escritórios de imigração, sendo possível a realização de entrevista por telefone e até mesmo a aprovação automática e obtenção de CSQ pelos Correios. O IELTS é útil para comprovar os conhecimentos no inglês e ganhar mais pontos na imigração, mas não tem tanta importância quanto o TCFQ.
É necessário ser fluente para realizar estes exames? Não. Há relatos de pessoas que estavam nos níveis intermediários de ambas as línguas e realizaram os exames. Claro que não com a pontuação devida que comprove fluência, mas os exames são realmente para determinar o nível de conhecimento nas línguas e não a fluência em si.
Vale a pena então fazer o TCFQ? Levando em consideração que, no nosso caso, teremos que pegar um avião de ida e volta para duas pessoas, e dependendo da situação até mesmo ter que passar um dia em hotel em São Paulo, é preferível gastar dinheiro apenas com a realização do exame do que com passagens de avião e estada. Volto a dizer que o TCFQ não necessáriamente isenta da entrevista pessoalmente, e pode ocorrer de ser necessária a entrevista mesmo com o TCFQ na mão.
É necessário apenas o aplicante principal prestar os exames IELTS e TCFQ, ou é necessário que o casal o faça? Basta apenas o aplicante principal obter tais exames para comprovação de proficiência. A proficiência das línguas para esposo(a) ou pareiro(a) em união estável podem ser comprovados apenas com a comprovação de horas cursadas nas línguas inglesa e francesa, mas nada impede a realização dos exames pelo casal, porém não há nada que comprove a maior chance de aprovação do processo.
Estando em um nível "iniciante" avançado em Francês e em Inglês, é possível obter bons resultados nos exames de proficiência e ainda realizar uma entrevista com tranqüilidade? Sim. Os relatos de quem já fez entrevista é que basta um nível intermediário de fluência, pelo menos, em francês para realização da entrevista. Quanto aos exames, há uma resposta acima que cita isto.
Conseguindo o CSQ, o que é indicado fazer? Continuar os cursos de Francês e Inglês nas mesmas instituições ou parar tudo e dar início a Francisation en ligne? Não obtive sucesso nas pesquisas quanto à isto. Então definiremos futramente.
Qual o período de validade dos exames? 2 anos oficialmente, porém o escritório de imigração pode ter critérios diferentes e não aceitar um exame realizado à mais de 6 meses por exemplo.

Acho que é isso. Se houver mais perguntas além das nossas que já respondemos e pudermos ajudar, editamos o post novamente.

Quando à fazer ou não o curso da EFQ paralelamente à Aliança, creio que irei fazer sim, e posteriormente dou minha avaliação sobre o método deles.

Um comentário:

  1. Oi Filipe, tudo bem?

    Aqui é o Rafael falando dessa vez =)

    Massa que você tá levando a sério o francês, mas aguentar dois semestres em um, quero só ver! Ainda mais com aulas de manhã assim, cedinho, admito que eu não aguentaria hehehe.

    Quanto a achar lento o curso, a Lídia fez o mesmo comentário esses dias, que está achando lento demais o andar do curso, que estava acostumada com aquele ritmo frenético do intensivo, coisa e tal. Normal, daqui a pouco passa.

    Ainda não estamos é com nada pronto de documentação não, na verdade. Resolvemos que vai ser melhor, mais seguro e menos corrido entrarmos com a documentação só em abril, ao invés de janeiro como estávamos pensando. Até porque me formo no mestrado em março, e ainda não sei que tipo de emprego vou conseguir depois de formar, sabe como é.

    Quanto ao encontro, nós dois estamos bastante pilhados! =D Será que rola de articular alguma coisa com o pessoal? Que nem você falou, alguma coisa simples, tipo uma pizza mesmo, já seria ótimo! =)

    Abraços!
    Rafael.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)