23 de julho de 2010

Brasil tem 3ª pior desigualdade do mundo

No trabalho recebo diariamente as principais manchetes dos jornais brasileiros, e acompanhando algumas capas de jornais de hoje, vi algo que não é novidade para ninguem e só me revolta cada vez mais em ver coisas desse tipo ocorrer. Veja os trechos originais da reportagem:

BRASÍLIA - Em seu primeiro relatório sobre desenvolvimento humano para a América Latina e Caribe em que aborda especificamente a distribuição de renda, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) constatou que a região continua sendo a mais desigual do planeta. Dos 15 países do mundo nos quais a distância entre ricos e pobres é maior, 10 estão na América Latina e Caribe. O Brasil tem o terceiro pior Índice de Gini - que mede o nível de desigualdade e, quanto mais perto de 1, mais desigual - do mundo, com 0,56, empatando nessa posição com o Equador.
(...)
O relatório, denominado "Atuar sobre o futuro: romper a transmissão intergeneracional da desigualdade", mostra que a concentração de renda na região é influenciada pela falta de acesso aos serviços básicos e de infraestrutura, baixa renda, além da estrutura fiscal injusta e da falta de mobilidade educacional entre as gerações.

Fonte: O Globo

Pra onde vai todo o dinheiro dos impostos? Pra corrupção, para política suja e superfaturada, para quem não precisa de dinheiro... E quando há repasse de verba para a educação ou saúde por exemplo, a corrupção ocorre também entre funcionários públicos, e máfias federais. Por que deste "jeito brasileiro" de ganhar nas costas dos outros sempre? Por que todos juntos não podemos lutar igualmente por um pouco de dignidade, fartura e ética? Por que é tão comum ver primeiras páginas de jornais dizendo:
  • País escapa por pouco da lista negra da lavagem
  • Sindicatos impõem desconto ilegalmente a aposentados
  • Aumenta o abismo entre ricos e pobres no DF
  • Milionários de olho na Câmara Legislativa
Daqui alguns dias haverão ações na bolsa de valores negociando cotas de vagas na Câmara Legislativa, sindicatos ricos e aposentados ainda mais miseráveis, dinheiro rolando solto à desnecessidade alheia...

Meu Brasil, brasileiro...

OBS: O objetivo deste post não é mostrar que o Canadá, ou qualquer outro país é o lugar dos sonhos. Problemas acima podem ocorrer em todo lugar, o fato é que estes já fazem parte da cultura brasileira, e isto sim é triste e revoltante.

2 comentários:

  1. Oi Filipe,

    Pois é, to contigo e não abro!

    A única coisa que não concordo tanto é quando você diz no final que isso poderia acontecer em qualquer lugar... Eu acho que não.

    Aqui as pessas já estão tão acostumadas com a corrupção diária, em qualquer escala da vida, que abrem margem pra todas essas bizarrices.

    Países como o Canadá e a Suécia, aínda se assustam quando descobrem uma pequena corrupção, que pra nós chega a ser ridicula.

    Um bom exemplo foi um escândalo da saúde que teve lá. Eles descobriam que tinha um grupo roubando da saúde, já tinham chegado a roubar 500 mil! Quando eu li, voltei pra ver o valor... 500 mil? Po, pra nós isso é brincadeira de criança! Mas pra eles foi um mega escândalo nacional, onde os ladrões foram julgados e presos.

    Mas é isso, Brasil, Brazil... cada vez ele tem mais ZZZZ pra mim! ahauahuaha

    Beijinhos,
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Quanto à corrupção, nem comento nada! Pior é que nós somos tão ricos... :(

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)