5 de agosto de 2010

Primeiro Semestre do Longo Percurso

Bonsoir!

Este mês Agosto é o mês que iniciamos oficialmente nossa corrida ao Canadá. A partir daqui estaremos poupando dinheiro, correndo em busca de aprendizado, reunindo documentações, enfim!

Sexta-feira passada finalizei meu primeiro intensivo da AF, e posso dizer que tive um saldo positivo de aprendizado, mas sempre há poréns... Logo nesta semana, iniciei o segundo nível, só que desta vez no curso regular. Estou cursando nos horários de 7h às 8h30 da manhã devido ao desconto nas terças e quintas. O que pude perceber nestas primeiras aulas do regular? IMENSA DIFICULDADE ESCRITA!

Como havia dito anteriormente, quem participa de cursos intensivos, tem um avanço meteórico na fala e escuta, porém a escrita e leitura ficam bem pra trás. Já o regular, a turma em que estou está muito bem na parte escrita. Consegue se virar bem, e eu ainda cometo erros muitos simples e desnecessários, em contrapartida eles ainda tem erros simples de pronúncia. É assim mesmo! Tudo precisa de um pouquinho (MUITO) esforço para se conquistar, e essa será uma das minhas barreiras a passar.

Sábado passado iniciei também o inglês na CTJ. Ah sim! É outra coisa! Como já tenho conhecimento em inglês, fica fácil conversar a aula toda em inglês, conversar com o pessoal na sala, me virar nos exercícios. A primeira aula achei bem bacana. Estou cursando no horário de 8h30 às 12h10, e sinceramente? Nem vejo o tempo passar de tanta conversa e interação. Se a AF for assim nos níveis avançados, ficarei feliz de estudar!

Como se não bastasse tudo isso, ainda iniciei no módulo 2 da L'École de Fraçais Québécois. Se vou enlouquecer? Provavelmente. Risos... Decidi tentar também paralelamente ir estudando online os módulos da EFQ pra ir me inserindo no francês québécois, nas gírias, na cultura, e nas dicas de processo. Tudo em um único curso. Tenho achado bacana. Não é simples como o Live Mocha ou outros cursos online. Os exercícios são pesados, o conteúdo se assemelha ao presencial, e as nas avaliações de leitura os professores metem o pau mesmo! Em meu segundo exercício oral, o professor disse que eu não me esforcei bastante. É mole? Devo ter lido que nem gringo falando português. "Treisbian!" Fiz até o momento a primeira semana conforme livro de estudos. Detalhe: 95% do curso é em Francês. Os professores te orientam em francês, os exercícios mais complexos são em francês, não há quase nada em português no curso. Por um lado é bom, por outro é ruim, pois temos que traduzir algumas situações e a tradução nem sempre diz o que devemos realmente entender.

A Amanda inicia o primeiro nível da AF já neste sábado, e estou ansioso para que ela comece também a se ambientar na língua e até a me fazer perguntas sobre a matéria. Assim terei com quem conversar sobre o assunto mais tranqüilamente, fixar a matéria na cabeça, e ter com quem treinar no futuro. Espero ainda que dê tudo certo o quanto antes pra que ela já dê continuidade também no inglês.

É isso meu povo!

Abraços!

18 comentários:

  1. Querido, é aquela antiga história: Quem planta, colhe! Certamente, vcs colherão os melhores frutos... Questão de tempo. Um abraço! Karla e Moysés

    ResponderExcluir
  2. Oi Filipe, investir no francês agora é a melhor coisa que podem fazer... Só não se esqueçam do inglês, que também é bastante útil por aqui.
    também vi que decidiram adiantar o processo e acho bastante válido... Todo ano tem mudanças nas regras de imigração!

    sucesso para vocês!
    abs,
    Pati

    ResponderExcluir
  3. to com a mesma sensacao.. a escrita tah tensa, falar eh mais ou menos, mas ainda sao frases basicas, of course neh..afinal eh intensivo..
    soh espero que melhore com o tempo..voces pretendem imigrar quando?

    abracos

    ResponderExcluir
  4. Cara, tudo é questão de tempo! E a gente aqui no Brasil não está acostumado com a língua francesa, não temos tanto contato como temos com inglês. Seriados? Em ingles! Filmes? Em ingles! Eu não tive muita dificuldade no início, mas falava inglês frequentemente nas aulas. O que me ajudou muito foram os livros que eu "roubei" da minha irmã, os "écoutes" no ipod, e as músicas francesas. Falando nisso, tenho que te passar aquela do Joe Dassin, que é completamente um nivel 1 de francês.

    PS: Como assim um e-mail de 100GB? Hehehe.

    ResponderExcluir
  5. ah, desanimei com aquele curso que você me mostrou... eu já levo o meu frances presencial nas coxas, imagina um a distancia?! huahuahuahuahuah

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk, ainda pergunta o pq???
    E eu q achava que eramos somente nós, kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkk, vc precisa ver o nosso guarda-roupa, kkkkkkk,
    Sem falar no Passé - composé....aff!

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão é difícil mesmo estamos estudando a 8 meses e ainda não nos sentimos prontos, acredita?
    Olha eu conversei com o cônsul do canadá quando ele esteve por aqui e ele não recomenda gastar dinheiro com uma viagem de prospecção, pra poder guardar dinheiro pra imigrar,
    Nós tentamos ir o ano passado, pagamos tudo e negaram nosso visto , acredita?
    Foi terrível então decidimos guardar este dinheirinho pra termos uma folga por lá, vc vai mesmo para Montreal???
    Ah gostei da idéia do papel de parede e roupa de cama....kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. "...nossa corrida ao Canadá"! Lembrou de uma coisa... E a corrida? Preparado? ^^

    ResponderExcluir
  10. Olá, Felipe! Então você tá encarando a Aliança de manhã cedinho? Isso é que é força de vontade! E aí, quando é que vamos organizar outro encontro de aspirantes a imigrantes aqui em Bsb? Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá Filipe,

    Desculpe mas só agora fui ver seu comentário no nosso blog, por isso "repostei" o que te escrevi antes.
    Primeiramente, obrigado pelo seu comentário, de fato não me enganei, você é uma pessoa sensata.
    Sobre o cachorro, não é nosso não, nós temos uma gatinha siamês que aliás é bem cerelepe! rsrs
    Fico feliz em poder estabelecer contato contigo, qualquer coisa estamos as ordens, ok?

    Um grande abraço e até mais,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Blog adicionado ao http://brazucanada.br4it.com
    Continue postando e viva o Canadá!!!

    ResponderExcluir
  13. Verdade, bem que poderíamos organizar algo... E aí? Vamos ou não vamos? Temos que nos encontrar, bater papo e trocar informações sobre nosso propósito. Aguardamos contato. Abraços
    aqui está o nosso msn: moyseskarla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Hi, there!
    I'm coming from the CBQ commu. It's important you keep in touch with everyone in the way to Canada and I'll try to follow you. I work in the IT area. Keep up dreaming and making everything possible to make it come true, you will make it!!
    I invite you to visit my blog, too, see the address there in the commu.
    Bonne chance!! Good luck!!
    Eddie A.S.A.P.

    ResponderExcluir
  15. Thank you Eddie!

    I'll keep the dream for sure, and it will be possible, I'm making it!

    I cannot find you in CBQ. Are you the user Eddie?

    Send me your contact. I'll drop the comment, if you want. Let keep on talking!

    See you! Au revoir!

    ResponderExcluir
  16. Oi Filipe, tudo bem? Só respondendo oseu comentário lá no blog... Se vc já tem um bom nível de ingles, talvez seja uma boa procurar a natural English. Todos os professores sao nativos e gostei muito de estudar lá, fiz o preparatorio para o IELTS e depois fiz conversasao. Se precisar d emais informacoes me manda seu email, ok?

    Abraço e bons estudos para voces!!

    ResponderExcluir
  17. Hi, Filipe,

    I sent you a brief message through the CBQ site this morning.

    See you,
    Eddie A.S.A.P.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.