27 de julho de 2010

IELTS e TCFQ

Salut!

Pesquisando, pesquisando, pesquisando... Tem horas que a cabeça fica a ponto de piscar na testa "tilt tilt tilt". O problema agora é definir alguns valores que iremos gastar durante o processo e depois de chegar no Canadá. O que eu quero dizer?

Precisamos definir em média os gastos que teremos com Correios, solicitação de documentações, xérox, exames médicos do processo federal, possível viagem à São Paulo para entrevísta, e... os exames de proficiência de línguas inglesa e francesa. Neste caso o IELTS e TCFQ. Verifiquei que há outros autorizados, mas não há grande diferença de valores. Já não sei dizer a respeito do conteúdo das provas.

Nosso deadline de aprendizado das línguas está assim no momento:
Filipe: 
  • Finaliza Francês - Aliança Francesa (último nível avançado) em Julho de 2012;
  • Finaliza Inglês - Thomas Jerfferson (último nível avançado) em Julho de 2013;
  • E ainda estou pensando em cursar a EFQ (L'École de Fraçais Québécois) durante os semestres letivos paralelamente. (Por favor, me digam se vale a pena!)
Amanda: 
  • Finaliza Aliança Francesa (último nível avançado) em Dezembro de 2012;
  • Sem definições para Inglês até o momento.
Enviaremos o dossiê em Dezembro/11-Janeiro/12, ou seja, precisamos antes realizar os exames de proficiência e provavelmente entorno de maio-julho/12 estaremos fazendo a entrevista.

Com isso, possuo várias outras dúvidas com relação à língua e às provas...
  • É necessário apenas o aplicante principal prestar os exames IELTS e TCFQ, ou é necessário que o casal o faça?
  • Estando em um nível "iniciante" avançado (primeiro semestre do avançado) em Francês pela AF e em Inglês pela CTJ, é possível obter bons resultados nos exames de proficiência e ainda  realizar uma entrevista com tranqüilidade?
  • Conseguindo o CSQ, o que é indicado fazer? Continuar os cursos de Francês e Inglês nas mesmas instituições ou parar tudo e dar início a Francisation en ligne?
Todos que puderem colaborar em responder estas perguntas, estarei editando este post com as respostas para que seja útil à outras pessoas.

Obrigado à todos!

Um comentário:

  1. Oi Filipe!

    Bom, acho que se ficarmos nos poutines, fazer umas batatas fritas com queijo derretido e carne moída pro nosso encontro gastronômico québecois não seria lá muito difícil hehehehe.

    Outra coisa que ia te perguntar. Li teu post sobre fazer o curso da EFQ e fiquei interessado. É pago? Quanto custa? Você menciona outros cursos québecoises online também, mas que seriam mais fracos. Algum deles é gratuito?

    Abraços!
    Rafael.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)