25 de setembro de 2012

Presença no "Imagine Estudar no Canadá"

Passando rápidinho pra deixar o que vi na feira "Imagine Estudar no Canadá" que rolou hoje em Brasília.

A grande impressão que tive é que, nós, sem exceção, imigrantes ou quase, conhecemos muito do que foi passado de informação por lá.

Cursos são mais caros pra estrangeiros, precisa fazer equivalência de estudos para pós graduandos, precisa falar francês ou inglês (claro, se não for um curso de língua), e por aí vai.

Foi bom mesmo pra destravar a língua em conversas em inglês e francês com o pessoal das universidades. Mesmo assim, falei com poucos representantes. UdeM, Polytechnique de Montréal e Université du Québec.

Logo na entrada, me deparei com um representante do BIQ bem conhecido, cujo nome não mencionarei. Estava bastante receptivo, e lero foi bacana! rs..

Acabei por comentar com ele, claro, sobre o processo de imigração e outras dúvidas sobre meu perfil pessoal e profissional.

Conversa vai, conversa vem, ele me perguntou a minha nota do TCFQ, falei, e aí ele me inventa de continuar a conversa em francês. rs.. Tudo bem! Até que deu pra me virar, vai?

Nessa história, acabei descobrindo algumas informações randômicas, do tipo:

  • O escritório de São Paulo está em reformas, e as entrevistas irão ocorrer, provavelmente, em um outro local do que o de costume;
  • Pelo motivo acima, muitos ainda não receberam o email já definindo data e local pra entrevista;
  • Em estimativas, a missão no Brasil passará mais tempo em São Paulo do que em Salvador, pois os processos estão mais concentrados de acordo com essas regiões;
  • Processos como o meu, de Julho desse ano, PODEM ser encaminhados já nessa leva devido a força tarefa que estão fazendo pra eliminar o backlog de dossiês brasileiros, mas que, por via de regra, ficarei para a missão de Março;
  • Bom, acabei falando já na de cima, e ele acabou soltando essa informação que NÃO É OFICIAL: talvez tenhamos uma nova missão aí já prevista para Março.
No mais, a feira não foi muito interessante para aqueles que estão emigrando, pois muitas das informações introdutórias dadas lá, acabamos por pegar em pesquisa própria.

De toda forma, recomendo a presença de todos aqueles que puderem participar nas cidades em que o evento está por ocorrer, pois dá pra bater um papo com os representantes das universidades, e quem sabe, já adiantar informações preciosas que dificilmente conseguimos por email.

Abraços, e até a próxima!

6 comentários:

  1. Olá Felipe, gostei do Post!!

    Eu vou na Feira aqui de São Paulo,no Sábado!!

    Eu quero ir para tirar informações sobre o PEQ!! e saber o q as outras províncias tem a oferecer!!!

    Gostei do relato, é um animo para quem esta nesse processo de imigração!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu queria ter ido nessa feira... Até fiz a minha inscrição, mas o Rafael não animou e não fez a dele... Como choveu no final da tarde, acabei ficando com preguiça de ir sozinha! =/

    Mas enfim, como você disse, muita coisa a gente pode descobrir sozinho, né? Eu já tenho meus planos de estudos traçados para quando chegar no Québec, então provavelmente eu não teria tantas novidades.

    Acho que quem ainda não conseguiu o CSQ deve ir nessa feira, pois agora existe a possibilidade de conseguir o visto canadense tendo um diploma de alguma universidade de lá, né? Então para quem está fora da lista talvez seja uma boa pesquisar a fundo sobre cursos e afins...

    Beijos,
    Lidia.
    PS: gostei de ver botando o francês pra jogo, hein? E ainda conseguindo informações estra-oficiais! Heheheh!

    ResponderExcluir
  3. Então os representantes falam francês e/ou ingles mesmo??!?!?!? iiiih vai ser ~legal~ essa feira rss vou na de SP esse sabado. Queria tirar duvidas, mas em francês vai ser engraçado hahahha

    Ass: Ela.

    ResponderExcluir
  4. Logo vc estará no Canadá. Força e boa sorte.

    Bom restinho de semana;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hum, informações novas, mesmo q não oficiais é sempre bom ter alguma ideia desse processo obscuro.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)