6 de setembro de 2012

Guide des Procédures d'Immigration

Olá!

Volta e meia encontro o pessoal com dúvidas nos blogs de emigração, e também nos fóruns e comunidades de discussão na internet.

Bom, não vejo problemas buscar respostas para estas dúvidas, afinal, eu também já tive muitas e ainda tenho várias, mas hoje posso ajudar o pessoal que tá conhecendo o processo com algumas coisas.

O grande problema é que a pesquisa de alguns se limita somente a estes blogs, fóruns e comunidades, e nunca se procura a fonte oficial da informação. Isto é um problema sério!

Por isso, hoje resolvi falar da importância de leitura do Guide des Procédures d'Immigration, que é um documento oficial. Claro, este é válido apenas para aqueles que vislumbram entrar no processo provincial por Québec.

As vezes chego a ser chato nos fóruns e comunidades falando pro pessoal ler esse documento de 80 páginas. Mas afinal, por que faço isso?! Simples! É preferível fazer o que se está escrito oficialmente e entender primeiramente o funcionamento do processo, para que se gerem dúvidas embasadas. 50% ou mais das dúvidas que temos quando estamos conhecendo o processo, ou em dúvida quanto ao preenchimento dos formulários e pontuação são solucionadas ao ler esse documento.

Não é necessário nem ler as 80 páginas, ele possui uma ordem lógica, e rapidamente você irá saber o que se aplica ou não pra você. Lá ele fala de todos os perfis, mas nem todo mundo tem conjuge, filhos, é preferencial, enfim, cada um tem um perfil diferente que conduz ao que é necessário ler no documento.

Vale a pena "perder" um tempinho lendo-o!

Se está conhecendo o processo de imigração por Québec, leia-o! Se está com dúvidas sobre sua elegibilidade de aplicação por Québec, leia-o! Se está com dúvidas sobre a pontuação do seu perfil, leia-o! Se está com dúvidas sobre quais são os procedimentos básicos de entrada no processo, leia-o! Se não sabe quanto custa pra entrar no processo, e quanto custa a entrada de sua família junto no processo, leia-o!

O documento não tem resposta para todas as dúvidas e está longe de ser um oráculo (rs..), mas perguntar depois que tudo foi lido com calma é muito mais proveitoso, pois restarão somente algumas poucas situações mal entendidas ou não solucionadas.

GPI, GPI, GPI! Ponha-o na cabeceira da cama, e boa leitura!

 Abraços!

Um comentário:

  1. ÓTima dica, pois a maioria do pessoal realmente fica limitado aos blogs e a experiência particular de cada futuro imigrante..

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)