14 de setembro de 2012

Dica para Francês (e Inglês)

Olá, olá!

Bom, como muitos já sabem, dei uma parada boa com os estudos do francês e do inglês para poder focar ($$$) em outros projetos também tão importantes quanto a emigração.

Pois bem. Todos sabemos que, dependendo do tempo que ficamos distantes do estudo de línguas, começamos a enferrujar e perder o jeito da coisa. Isto tem acontecido comigo, de forma mais intensa com o francês.

Até pensei em retomar as aulas em ambas as línguas agora, mas não está nada barato, principalmente considerando o paralelismo com estes outros projetos que estou conduzindo. O grande problema é que em Novembro e Dezembro haverão as missões de seleção, e eu, apesar de ter contabilizado pontos o bastante para receber o CSQ em casa, vai saber! Posso ser chamado pra entrevista pra levar algum documento que eles queiram ver ao vivo, e ver se aquele C1 do TCFQ é real mesmo, ou se estou de sacanagem. Se bem que nem eu acredito nessa nota até hoje. rs..

Considerando estas e outras, comecei a retomar meus estudos de francês e inglês sozinho mesmo, por enquanto. Estou utilizando um Podcast, que imagino até ter mencionado ele por aqui antes.

Chama-se "Learn French by Podcast". A grande sacada desse Podcast é que ele é feito por anglófonos, com locutores franceses. Desta forma, toda explicação das regras gramaticais, vocabulários e expressões idiomáticas é realizada em inglês, e os diálogos são feitos em francês. Nessa, mato 2 coelhos com uma caixa d'água só! rs..

É de graça, e pra quem usa iTunes, fica mais simples ainda fazer o download dos "zilhões" de episódios disponíveis. Depois é só sincronizar com os iPads, iPods e iTrecos da vida pra sair ouvindo. Claro, pode ser utilizado por quem não os possui também, sem problemas!

Caso eu venha de fato a receber convocação para entrevista ainda este mês ou no início de Outubro, aí o jeito será partir pra aulas intensivas novamente, com o máximo de horas por dia pra saturar a cabeça com francês novamente, como fiz na época do TCFQ.

Por enquanto, esta dica do podcast tem me facilitado bastante, e me feito retomar muita coisa que estava até então esquecida na cabeça.

Um comentário:

Obrigado por me acompanhar! :)