17 de janeiro de 2012

Passos tomados rumo as provas de proficiência

É isso meu povo!

Inscrições realizadas para o IELTS e TCFQ!

Já estamos aproveitando aquele cupom de desconto no curso intensivo na Cultura Francesa. O curso, para mim, tem sido mais uma revisão, pois não haveria turma fechada para o meu nível, e acabei por optar ficar em um nível inferior. Foi uma escolha acertada, pois assim, retomo algumas regras da língua antes esquecidas.

Além disto, estamos estudando fortemente para o IELTS utilizando os materiais do site IELTS Exam. A prova será aplicada no fim desta semana 

Estou aprendendo os macetes da prova, e tentando melhorar um pouco os pontos nos quais notei que terei problemas na vera. Até então, notei certa dificuldade para pegar nuâncias dos testes de leitura mais complexos. Infelizmente, tenho treinado a escuta somente escutando todos os dias podcasts nos quais geralmente escuto. A fala, também treinei pouco, com a Amanda.

A única coisa estranha é que a prova era oficialmente no dia 21, mas a prova de expressão oral foi antecipada para o dia 20 no meio da tarde. E eu, não faço nada da vida, né? rs..

No sábado, as outras três etapas da prova terão continuidade a partir das 13 horas.

O TCFQ será somente em Março (dia 5), e até lá, espero concluir este intensivo, e ainda pegar 1 mês de aulas particulares, também intensivas, pra ver se consigo obter pelo menos o B1 como resultado. Estou inseguro quanto a isto, mas estou na busca e nos esforços para conseguí-lo!

Wish me luck, et après, une bonne chance à nouveau! :-)

Abraços!

5 comentários:

  1. Entrei aqui por acaso mas se me permite umas dicas:
    Imagino que voce fara o modulo Academic.
    1) No speaking, fique atento ao tempo do verbo utilizado pelo entrevistador. Responda a pergunta no tempo verbal usado por ele/ela.
    2) Normalmente as perguntas sao bem tranquilas na primeira fase. Respira antes de responder, nao seja afoito nem lento demais. Se for possivel faca de conta que esta conversando com um amigo. Normalmente sao bem simpaticos ; os entrevistadores.
    2) Na fase do Topico, escolha dois ou tres aspectos e fala pausadamente, olhando para o entrevistador.
    3) a terceira e ultima fase normalmente ele s adicionam comentarios sobre o topico da fase 2.

    -No Reading e IMPOSSIVEL ler o texto todo. Procure (scan) o topico principal do paragrafo.
    OBS: Eu leio as perguntas antes, mas cada um tem seu modo.

    -Writing: aqui e que a porca torce o rabo na minha opiniao. Nao sei qual o seu nivel. Se estiver "mais ou menos" tem chances de pegar um 5.5, que e uma boa nota.
    -Listening nao e dificil, concentracao e a chave.

    Boa sorte e sucesso.

    Giovane(from Vancouver)
    giovanevancouver@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tb estarei realizando o IELTS dia 21/01/12, mas o meu sera em Recife!! Estou nervosa...preciso tirar 4 high...eh a segunda vez que faco... Na outra tirei 3 high e 1 moderate!!! Espero que dessa vez de certo!!! Boa sorte pra nos!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda sorte do mundo. Vai detonar nas provas. Com certeza.

    E a vida segue...
    www.calgary2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Giovani, obrigado pelas dicas! Foram muito úteis!

    Bom, acabei deixando um relato sobre a prova agora em meu último post no blog, e fiquei chateado com o Listening. Vi que você falou sobre ele, mas a mensagem saiu cortada.

    Essa é a única que eu achei muito ineficaz e mal elaborada para avaliar de fato a nossa capacidade de escutar algo.

    Espero que apesar de tudo, pelo menos o Moderate (que é o que preciso) seja o resultado desta prova.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá,


    també, vamos realizar a prova dia 05/03 e estamos com a cabeça a mil... parece muito complicado, mas vamos nos esforçar bastante!
    um abraço e boa soret
    Luciana

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)