22 de janeiro de 2012

OK... IELTS realizado

Olá pessoal!

Bom, como alguns já sabem, realizamos o Speaking Test do IELTS na sexta-feira, e as demais avaliações no sábado.

O que posso dizer da prova é: CHATA, CANSATIVA, e de certa forma, INEFICAZ na parta de escuta.

Desculpe, vamos devagar então...

Antes de qualquer coisa, não darei um relato sobre como a prova é estruturada, e tudo mais, pois nossos amigos imigrantes da blogosfera já deram muitos relatos muito bacanas sobre isso.

Fiz um Speaking Test com o sentimento de "poderia ter feito melhor". De toda forma, espero aqui ter tirado nota suficiente para um High.

O Listening Test, eu parecia estudante de língua estrangeira no primeiro dia de aula, escutando uma entrevista em russo. Não que minha escuta esteja tão ruim assim, mas é aqui que entra o meu comentário sobre o IELTS ser, de certa forma, ineficaz.

Não sei qual o sentimento dos amigos blogueiros que fizeram a prova, mas nesta avaliação de Listening Test pelo menos eu achei SUPER bagunçado. Aqui você é avaliado sobre o quanto você sabe fazer a prova, e não sobre o quanto saber compreender o que foi dito. Você recebe uma lista de questões, recebe 1/5 do tempo necessário para ler as questões (mesmo somente passando o olho), e o listening das questões começa.

A idéia é pegar palavras soltas no meio da conversa, e completar os campos em branco. Você pode compreender todo o listening, saber explicar tudo o que aconteceu, inclusive dar detalhes sobre a conversa, mas não possui tempo o suficiente pra saber o que você precisa ao certo estar atento para inserir nas lacunas. Enfim, esta prova com certeza fui muito abaixo do que acredito saber da língua.

No Writing e Reading Tests eu acho que me saí bem. Utilizei bastante estruturas, idioms, variações de tempo no Writing, o que me rendeu o preenchimento das 4 páginas de escrita da prova. Observação aqui: Somente escrevi tanto, pois minha letra é enorme, e acabaria dando menos palavras do que o necessário os textos de 150 e 250 palavras, e por isso, eu seria penalizado. Escreva somente o necessário, ou poderá cometer mais erros por ter escrito mais!

No Reading, creio também tirar uma nota bacana, pois os textos estavam bem tranquilos. Fiz exatamente o que todos dizem pra fazer: parti direto para as questões, verifiquei o que se esperava obter de informação, voltei no texto, dei uma escaneada, achei a informação, li com atenção o trecho necessário, e informei a resposta correta. Acabou me sobrando ainda 10 minutos após terminar a prova, o que me serviu pra revisar algumas questões que tive certa dúvida, mas isso normalmente não é comum nas provas do IELTS. Pelo menos os relatos que tenho visto, o pessoal utiliza o tempo dado pra prova, sem dar tempo de revisar. Para aqueles que ainda vão fazer, não tome o meu caso como um exemplo.

Bom, fiquei chateado por causa do Listening, assim como uma boa parte do pessoal que realiza o exame. Espero, sinceramente, não ter que fazer outra prova somente por conta do Listening. Um Moderate já me garante a possibilidade de entrar no processo, e isso é tudo o que eu quero agora.

Agora é voltar todo o foco possível para o Francês, e o TCFQ. Para este, teremos maior tempo para nos prepararmos. Eu gostaria muito de conseguir um B1 neste exame, mas creio que acabarei por ficar no A2.

Enfim, vou parar de ficar tentando descobrir o futuro, e vou esperar pelos resultados, não é mesmo?

Obrigado pela torcida de todos para o IELTS, e torçam novamente para que consigamos um bom resultado no TCFQ!

Um abraço!

5 comentários:

  1. Faco das suas as minhas palavras em relacao as 4 etapas do IELTS! Foi realmente surreal essa prova...sem contar que eu estava com alguns problemas pessoais e ja viu ne, a cabeca tava muito ruim!!! Com certeza minhas notas anteriores serao mais altas! O duro eh precisar de 4 HIGH!!! Juro que pensar em desistir ja passou pela cabeca...mas a vontade de ir embora eh tao grande que nao consigo!!! So me resta dar um tempinho pra esfriar minha cabeca e refazer o IELTS! Espero que vc consiga os escores desejados!!! Estamos na torcida!!! Abracos!

    ResponderExcluir
  2. E ae brother.

    Seguinte. Entrei em contato com a AF Brasília e vou fazer a inscrição por aqui mesmo(Goiânia). Transferência bancária.

    Farei a prova no dia 05/03. A gente se encontra lá.

    Abraço
    Daniel Cunha
    http://canada.oscunha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, casal!
    Já receberam a resposta do IELTS? Infelizmente nao consegui me inscrever pra primeira prova no Rio, já estava lotada, e só vou fazê-la no dia 29/03... Espero que tenham conseguido uma boa nota!

    Abraços,

    Lois e Brian

    ResponderExcluir
  4. Daniel, você fez o General Training ou o Academic? Para o processo de imigração tanto faz ou é exigido um específico?

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)