27 de março de 2014

Dicas para enviar seus documentos de imigração

Decidi criar esse post, mais para compartilhar algumas informações importantes sobre os envios de documentos de imigração.

Anteriormente eu utilizei o EMS (Encomenda expressa internacional) dos Correios, e tudo chegou no México com rápidos 5 dias. Não tive qualquer problema, mesmo considerando a ponte dos Correios do Brasil com os Correos de México. Por outro lado, desta vez que tive que enviar os documentos da esposa para atualizar o dossiê, tive uma baita dor de cabeça. Utilizei o mesmo serviço de EMS via Correios. Enviei no dia 28/02, e enfrentei os seguintes problemas:
  • O Brasil possui o carnaval, então meus documentos ficaram jogados em algum canto no setor de distribuição dos Correios por pelo menos 7 dias.
  • A Aduana brasileira segurou meu pacote de papeis (vulgo possível contrabando) por 2 dias.
  • A Aduana mexicana segurou meu "contrabando" por mais 1 dia.
  • O Correos de México esqueceu de entregar meus documentos, e a entrega ficou parada desde o dia 13/03 até o dia de hoje (27/03), onde foi entregue ao BIQ México.
Abri uma reclamação formal nos Correios do Brasil e nos Correos de México e ninguém conseguiu me informar nada. Busquei atendimento no chat dos Correos de México, e eles me informaram que se eu quisesse maiores informações, que eu ligasse na central de distribuição onde minha correspondência estava lá no México. É mole ou quer mais?

Veja a canseira...

Portanto, é questão de sorte ou azar utilizar os Correios, pois temos estas adversidades...

Utilizei para outros fins a DHL para enviar grandes pacotes da China para cá (Brasília), e levaram incríveis 3 dias para chegar (incluindo fim de semana). Os relatos de uso do FEDEX e UPS também são muito bons.

A vantagem de usar estes serviços é que eles são diretos. Não há nenhum mediador no meio do caminho que irá pegar seus documentos. Se enviar pela DHL, a própria DHL vai entregar.

Para envios nacionais, o Sedex e Sedex 10 já resolvem bem a vida.

Outra dica MUITO importante é: coloque todos os documentos em um envelope ou meio de vedação plástica antes de por no envelope de envio. Houveram casos bizarros de documentos que pegaram água, e chegaram borrados e manchados ao BIQ. Não gosto nem de pensar nesta situação...

Bom, é isso. Dicas deixadas, documentos entregues. Agora é aguardar o débito para a esposa no Cartão de Crédito e orar para esse negócio andar logo...

Abraços.

6 comentários:

  1. Eu também utilizei os correios e não tive problemas nas, sei lá, 3 vezes em que tive que mandar alguma coisa relacionada ao processo. Mas, pelas histórias de Contos da Cripta que vejo por aí, realmente é mais uma questão de sorte ou azar. As dicas que você deu, principalmente em relação à proteção dos documentos, são realmente boas! Já imaginou descobrir que você terá de reenviar tudo porque os formulários chegaram molhados e borrados ao BIQ??? Aff...

    ResponderExcluir
  2. Essa de chegar molhado foi o ápice do absurdo! Espero que meus documentos estejam intactos depois de tanto tempo...

    ResponderExcluir
  3. é fogo mesmo amigo, que chato.
    Êta processinho trabalhoso heim, tem q orar muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito meu amigo,aff.

    ResponderExcluir
  4. Putz, que canseira Filipe. Eu recomendo fortemente a todos que não usem os Correios. Infelizmente dentro do Brasil não é possivel fugir deles, por conta do "monopólio postal" mas pra fora, DHL ou FEDEX sem dúvida. O próprio BIQ fala que em caso de receber o CSQ em casa, que devido a pouca confiabilidade do sistema postal, que se use um courier conhecido (DHL/FEDEX/UPS).
    Aqui no Brasil cheguei a usar o serviço mais "top" dos correios, e o que aconteceu? Chegou fora do prazo e sem direito a reembolso (claro, culpa minha ter escolhido os correios). Ah, o serviço foi "Sedex Hoje".

    ResponderExcluir
  5. qual a sua formação? Profissão pretendida aí no Canadá?

    ResponderExcluir
  6. Rafael, sou Analista de Qualidade de Software, pretendo fazer o mesmo no Canadá nos primeiros anos.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)