8 de julho de 2010

Primeira Semana de Intensivo AF

Primeiramente, não esqueci o blog. Risos.
Essas duas semanas foram realmente bem pesadas... Início do francês, volta pra academia, conclusão de pré-projeto da pós, "zilhões de esquentações" de cabeça no trabalho... enfim, díficil!

De toda forma, não foi pra chorar as pitangas que eu vim aqui escrever! Como já dito, nesta segunda-feira passada iniciei o curso de Inverno da Aliança Francesa. O professor é o Pedro Buncher (acho que acertei o segundo nome), ele é Suíço-Brasileiro, natural de Brasília. A turma inicialmente tinha 19 pessoas, e claro, ficou inviável e por isso dividiram a turma em duas.


Não sei se é minha cabeça que está a mil ou se francês é realmente complicado, mas me sinto muito distante da turma já nesses 4 dias de aula (não foi bem uma semana até a escrita deste post). Tenho sentido muita dificuldade, e daí lembro do português, do inglês. Não tenho conseguido fixar frases simples como "Vous vous appelez comment?", é mole? Toda vez tenho que ficar pensando um pouco pra falar, e as vezes nem vem a frase...


Pelo menos as pronúncias das palavras eu estou conseguindo falar bem. Vou tentar neste fim de semana ficar lendo textos em francês, pra treinar a pronúncia, conjugar alguns verbos e escrever alguns diálogos básicos, que foi basicamente o que foi explicado em sala de aula. Nesta semana também houve a apresentação de pronúncia do alfabeto, os números de 1 à 69, estou curioso pra saber como é daí pra frente visto que não são decimais, e as apresentações (nome, nacionalidade, profissão), salutations et prises de congé (formas de "oi" e "tchau" basicamente risos).

Faltam mais 3 semanas, e espero até lá estar bem o suficiente pra poder passar ao próximo nível e ficar mais adequado à língua. Não imaginam a dificuldade pra mim hoje! Muitos odeiam a rotina, mas não vejo a hora de entrar na rotina do francês, pois essa canseira é de matar!

É isso, se já passaram por algo semelhante e podem me dar dicas de como me ambientar mais no francês nesse primeiro momento, pra um marinheiro de primeira viagem, será ótimo e agradeço!

Até logo!

5 comentários:

  1. Oi Filipe,

    O Gato e eu começamos o francês como você. Fomos pro super-intensivo da AF, 4 dias por semana, à noite.

    Na boa, foia melhor coisa que fizemos, porque nossa turma se juntou numa cumplicidade impensável pra quem se vê só duas vezes por semana.

    Quanto às suas dificuldades, não esquenta. Quando você perceber, essas coisa serão mais naturais. Agora, tem que estudar, MUITO.

    A gente terminou a AF e entrou na Francisation En-ligne (que o Québec oferece à quem recebe o CSQ) e continuamos penando. O detalhe: a francisation é pra nivel intermediário, teoricamente seríamos avançado. Mais non!

    Ou seja, é estudar, estudar e estudar mais ainda.

    Assistir a TV5 e filmes com legenda é bom pra começar. Depois de uns 30 minutos, seu ouvido tá mais habituado e começa a ouvir o som do francês, é bem bacana, mesmo que você não entenda nada agora. É normal. :)

    Beijinhos,
    Alice

    ResponderExcluir
  2. No início eu tive muita dificuldade também! Só conseguia responder as perguntas em inglês pra você ter uma ideia. Se precisar, caso tenha alguma dúvida de pronunciação, é só me procurar! To ali do seu lado! E pra mim vai ser ótimo, porque vou fixar ainda mais o francês! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Filipe, não desanime, o começo é bem cansativo mesmo e tem horas que o francês dá um nó na cabeça... mas eventualmente você vai se acostumando e as coisas vão ficando mais automáticas. Força!

    A minha dica é quanto mais conseguir estudar e fazer exercícios nesse começo melhor... Assistir tv5 tb ajuda, alugar filmes e colocar a legenda em frances tb.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Felipe! Desanima, não: francês é mais chatinho que inglês, mas depois você se acostuma... No meu caso eu sempre tive mais facilidade para entender o francês, acho que por ser uma língua da mesma raiz da nossa... Eu tenho bastante dificuldade com os fonemas do inglês... O chato desse curso intensivo pra mim é a canseira! Como trabalho o dia inteiro, às vezes tou morta na hora da aula! =/
    Como eu te disse, também estamos tentando fazer um blog: www.quebecquando.wordpress.com Ainda não tem nada, mas já serve pra ir fazendo contatos, né? Inté!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)