29 de fevereiro de 2012

Menos de uma semana para TCFQ e dicas

Olá pessoal!

Sei que alguns já estão cansados de tanto post sobre francês/inglês e provas de proficiências. Eu sei. Eu também estou bem cansado disso tudo.

De toda forma, faltando aí pouco menos de 1 semana até o dia do TCFQ, gostaria de deixar algumas dicas para nossos companheiros desta jornada.

Há alguns dias, o Daniel, do Érable Carioca, deixou uma dica bastante interessante sobre os tipos de questões realizadas na entrevista da prova do TCFQ. Vale, com toda a certeza conferir e treinar.

Como não posso deixar de mencionar, o também Daniel, do OsCunha, deixou mais algumas dicas de fontes de estudo e simulações da prova de compreensão oral.

E por fim, como já citei algumas vezes, tenho utilizado fortemente também o material do TCF disponível no site da TV5.

--

Sabendo disto, entrei em contato com a AF de Brasília para ter maiores datalhes sobre a prova, e é importante sabermos que:
  • A prova do dia 5 de Março de 2012 começará às 9 da manhã (horário para aqueles que irão realizar a prova em Brasília - confirme o horário caso vá fazer em outra filial!);
  • Os candidatos deverão estar presentes no mínimo 15 minutos antes da prova para verificação de documentos;
  • Sugere-se levar não somente CNH, mas também RG originais;
  • A prova de compreensão oral é a primeira a ser realizada. Baseada em uma gravação sem pausa e sem repetições, esta é composta por 30 questões, e tem a duração média de 30 minutos. Cada questão possui respostas de A à D, se perder ou não souber alguma questão, arrisque. Você não perderá ponto. Vale citar também que as respostas deverão ser marcadas diretamente em gabarito, pois não há tempo adicional para passar respostas do caderno de questões para o gabarito ao fim da prova;
    • As questões aqui, ao meu ver, parecem ser bem tranquilas, mesmo em níveis mais altos. Digo isto com base nas simulações que tenho feito.
    • Há questões onde você deve relacionar a imagem ao que está sendo dito. Há questões onde haverá um audio preliminar, e outro para relacionar as respostas. Há questões onde haverá um audio preliminar, e informações escritas nas alternativas de A à D para relacionar a resposta ao audio. Sugiro realizar, ao mínimo, o simulado do material do TCF disponível no site da TV5 para se ter uma melhor noção do que estou a dizer.
  • A prova de expressão oral é a segunda e última a ser realizada (somente para aqueles que farão o TCFQ, e não o TCF), porém não é exatamente realizada imediatamente após o termino da primeira avaliação. Os candidados (do TCFQ e TCF) serão solicitados em ordem alfabética para realizar a prova. Sendo assim, poderá haver um período de espera entre o período do fim da compreensão oral (em torno de 9:30 da manhã) até o horário máximo de aplicação da prova (meio dia).
    • No caso da expressão oral, a prova se limita apenas na realização de 1 pergunta por nível de proficiência, ou seja, 1 pergunta para o nível A1, 1 pergunta para o nível A2, 1 pergunta para o nível B1, e assim sucessivamente. Claro, os níveis da pergunta, e a expectativa de desenvolvimento e completude da resposta deverão ser, a cada nível, mais aprimoradas e complexas (sugiro fortemente verificar o post do Daniel, do Érable Carioca neste caso). Assim que o examinador indentificar que não é possível dar sequência no exame por falta de compreensão do candidato ou por baixo nível de detalhe da resposta, este irá finalizar o teste oral.
 E bom, creio ser tudo!

Desejo sucesso à todos, e foquem-se até lá!

Abraços.

Mais dicas para o TCF: TCFQ: 7 Dicas e Informações úteis

6 comentários:

  1. Muito bom Filipe.

    Desejo muita boa sorte para você lá no exame.

    Grande Abraço

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, Filipe! Fica tranquilo que vai dar tudo certo!

    Abraço!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe! Preciso tirar umas duvidas do Processo de Quebec com vc! Pode me mandar um contato de celular, msn ou Skype!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Felipe. Me chamo André, moro em Brasília e encontrei seu blog pesquisando sobre o Canadá. Tenho planos de um intercâmbio em 2013, mas preciso antes, alavancar meu inglês. Faço regular na cultura a 1 ano, mas obviamente não será suficiente até o ano que vem. Li que parece que você conhece algumas escolas com ensino mais direcionado ou particular em Brasília. Você poderia sugerir (por favor) alguma que você tenha referências. Busco algo intensivo pra trabalhar bastante a conversação. Desde já agradeço imensamente.
    André Luiz, Brasília-DF
    andremangabeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Filipe,

    Cara, tenho acompanhado seu blog faz mais de um mês, e torcendo muito por vocês

    Espero que dê tudo certo no seu exame hoje.

    Estou começando meu planejamento de imigração agora, e, inspirado no seu e em outros blogs, criei o meu: laprocanada.blogspot.com.br. Gostaria de conversar com você sobre estudo de francês, pois hoje não sei nem uma palavra e pretendo atingir o nível de B1 até o final do ano. Se tiver um tempinho, você poderia passar um e-mail para endereço que deixarei no próximo comentário - para que você possa apagar depois de anotar ;)

    Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)