1 de dezembro de 2011

Processo de Imigração mais exigente e difícil?


Pessoal, li há pouco uma notícia não oficial, que me preocupa DEMAIS!

Conforme a fonte da informação, as notícias foram obtidas com o Sr. Gilles Mascle do BIQ.

Vejam vocês mesmos a mensagem oficial:

Salut tout le monde,


Conversei com Gilles ontem a noite depois da palestra sobre imigração. Fiquei sabendo de umas coisas que quero comunicar para vocês. 


A partir de janeiro ou fevereiro, o escritório de imigração do Québec ficará em Mexico City. Assim, o processo vai demorar mais ainda. 


Também, em janeiro ou fevereiro, começarão a obrigar os candidatos à imigração a fazer a prova de francês. Isso também deixará o processo mais demorado pq vocês terão que atingir o nivel de francês necessário antes de mandar a documentação. Hoje, vocês podem mandar a documentação com nivel menor e continuar estudando para ter o nivel de francês necessário no dia da entrevista.


Porque? O Primeiro Ministro do Québec, Jean Charest, pediu para a Ministra da imigração diminuir o orçamento ainda mais. Não é que eles não querem mais imigrantes, mas eles não querem gastar tanto com eles. E não é que eles querem menos Brasileiros. O escritorio de Paris vai ser em Montréal. Estão simplesmente diminuindo os gastos. 


Gilles me disse também que acha que o processo federal não vai ser mais rápido ano que vêm. Tomará que ele esteja errado!


Conclusão: Recomendo aos que tem condição de mandar o dossiê en janeiro (que tem como conseguir os documentos necessários e que jà tem um tempinho de francês), mandarem em dezembro mesmo.


Bonne chance à tous!

--

Com isto, perguntas e mais perguntas serão geradas. Eu pelo menos tería as seguintes:
  • Vai demorar mais, quanto?
  • Escritório de Imigração do Québec em Cidade do México... As entrevistas serão lá também?
  • O nível de francês deverá ser mais aprimorado do que o solicitado hoje?
  • O processo hoje já está levando algo na casa dos 2 anos. Vai subir muito além disto?
Só aqui já temos muito "caldo pra esse feijão"... Poderiamos imaginar "n" preocupações diferentes se estas noticias vierem a se oficializar de fato.

Nós já iremos enviar nosso dossiê na segunda quinzena de Dezembro. Todos que puderem, antecipem ao máximo seus planejamentos para também enviar se possível dentro deste período. Mesmo que estas informações não sejam verdadeiras, não é de hoje que vem se falando em mudanças no processo de imigração para 2012. E isto, por sua vez, é algo oficial no qual o BIQ vem buscando e já inclusive publicou algo a respeito.

Fiquem atentos!

De toda forma, à turma que irá participar das palestras de imigração, confirmem estas informações por favor, e nos deixem informados!

Por falar em palestra de imigração, fiquem espertos, pois semana que vem terão palestras em Brasília!

Um abraço, e até a próxima!

10 comentários:

  1. Nossa! Que loucura!

    Olha, eu até consigo digerir algumas informações, mas essa de que só vai ter escritório do BIQ na Cidade do México é fogo, hein? Já pensou ter que tirar visto pro México e gastar uma fortuna em passagens para fazer a entrevista? Eu, hein!

    A informação de que o processo federal vai continuar demorando não bateu com a informação que o próprio Giles deu na palestra que teve em SP para pessoas que já tinham o CSQ... Estranho.

    Enfim, tou quase indo na palestra que vai ter aqui em Brasíia, só pela curiosidade!

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Pois eh, fiquei sabendo das novas mudanças para o ano que vem, como havera palestra em Brasilia, vamos tentar tirar todas as duvidas e depis assim que possivel te repasso as informações..
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. É, cara, a gente já sabia que provavelmente haveriam algumas mudanças a partir do ano que vem, mas essa da mudança pro México pegou todo mundo de surpresa. Li em algum lugar que as entrevistas da América do Sul vão continuar sendo feitas em São Paulo, mas nem consegui achar onde foi que li isso... até porque tudo por enquanto é extra-oficial, então aos poucos a gente vai sabendo o que é pra valer e o que não é.

    Sorte e sucesso pra nós!

    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. E não acredito que o escritório vai para a cidade do méxico não... porque grande parte das pessoas não teriam condições de ir só p fazer uma entrevista... é até ridículo de pensar sobre isso, mas em fim vai saber o que eles pensam.
    Agora pedir prova de francês não seria nada estranho, já que o processo da imigração da parte inglesa já exige isso... mas será eles querem tirar o curso e francisação? Já que só as pessoas que tem no máximo nível intermediário pode fazer o curso...
    É esperar o ver!

    ResponderExcluir
  5. Eu fui numa palestra dele em Curitiba, dia 24/out, e ele comentou mesmo que ano que vem deve ser exigido teste oficial de francês.

    ResponderExcluir
  6. Filipe, fiquei sabendo ainda pouco sobre isso. Fiquei tensa! Irei à reunião na semana que vem e voltarei aqui para te deixar informado sobre o assunto. Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  7. @Lídia - Pois é! Achei muito impactante essa mensagem, e de fato fiquei com ainda mais dúvidas do que anteriormente. Passei o ano todo esperando por uma palestra, e agora que terá uma, estarei no Canadá. rs..

    @Adu - Ótimo, vamos compartilhando informações com todos para não ficarmos de saia justa!

    @Doug - Imagine o susto que tomei quando li estas informações! Tomara que todos consigamos entrar no processo da melhor forma possível, né?

    @Igor - Ouvi dizer que vai sim Igor, porém o escritório de SP vai ser mantido para realização de entrevistas. Os processos provavelmente sejam processados no México. Tomara que as coisas mudem pra melhor, afinal!

    @Carolina - Isto, de certa forma, de fato faz algum sentido. Talvez não seja um grande problema para a comunidade emigrante!

    @Famille Oignon - Imagine como também não fiquei? Espero que os impactos sejam mínimos! Obrigado pelo votos para a viagem! :)

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que todo esse processo já tenha começado. Fiz a entrevista no BIQ em São Paulo no dia 18 de novembro, mas ainda não mandei a documentação federal. Estou preenchendo os formulários e quando fui tirar uma dúvida de preenchimento no site, novidades: um quadro amarelo informando sobre mudanças, agora na parte federal você deve preencher mais formulários que antes, e enviar a documentação não mais para São Paulo, mas diretamente para o Canadá - o que me deixou preocupado quanto as traduções, que antes não eram necessárias e agora não sei se são...

    O fato é que mandando para o Canadá, eles diminuem a quantidade de gente de lá trabalhando aqui, o que reduzir custos de funcionário expatriados. Quanto as entrevistas, acho que mesmo se o escritório fechar. Eles devem marcar as entrevista no Brasil. Acho que eles já fazem isso em países que não tem escritório.

    É isso abraços, e boa sorte no processo.
    andersonzs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. O jeito é correr e evitar o que vem por aí.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  10. O GPI foi atualizado. A partir de 6/12, para ganhar pontos em línguas, somente com TCF e afins e IELTS.

    http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/19/4862.html

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)