6 de dezembro de 2011

Balde de gelo puro: Processo de Imigração

Olá pessoal! Estou em Montreal (viajando), mas ainda não vim hoje para falar disso. Recebi um comentário da Carolina no último post que me deixou muito mas muito triste com a nossa situação hoje. Nossa espectativa era enviar o dossiê até no máximo 23 de Dezembro, porém isso nao será mais possível. Devido às mudanças no processo de imigração, os processos enviados à partir de 6 de Dezembro nao poderão mais informar qualquer informação para comprovação de nível de proficiência. Somente serão aceitos agora dossiês com algum teste de proficiência reconhecido pelo BIQ para as línguas francesa e inglesa. Aqueles que nao enviarem, nao receberam nenhum ponto. Nao sei se também serão eliminados caso nao sejam enviados. E bom... Talvez eu tenha o TOEIC ate Janeiro, mas nao tenho qualquer certificado para o francês... Nao tenho nem noção de quando será o próximo teste para o TCFQ e estava contando com o prazo ate a entrevista para me preparar ainda mais. Agora, o jeito vai ser encontrar um curso de francês mega sônico, correr contra o tempo e tentar enviar o dossiê o quanto antes... Estava feliz por poder finalizar esta difícil etapa do processo (o inicio dele), mas ela esta novamente apenas começando. É isso. Um post um pouco triste, Mas depois conto um pouquinho de como tem sido a viagem. Desculpem o texto mal escrito. É que nao estou em um computador. Abraços.

18 comentários:

  1. Sinto muito por vc e por todos na mesma situação. Eu bem sei como é frustrante... mas não desanime, o que é seu ninguém toma... bjs

    ResponderExcluir
  2. Caros

    Nao desanimem, nos que entramos nessa de imigrar temos força para superar qualquer obstaculo, tenho certeza que voces irão se dar bem, o teste é só mais um obstaculo.

    Sorte para voces.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo, é verdade!
    Estou recebendo várias informações de mudanças oficiais.
    Estou traduzindo e lendo agora e logo vou postar lá no blog.
    Paciência, e aproveite esses momentos ai em montreal.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Pois é amigo, é verdade!
    Estou recebendo várias informações de mudanças oficiais.
    Estou traduzindo e lendo agora e logo vou postar lá no blog.
    Paciência, e aproveite esses momentos ai em montreal.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Venho novamente ser a portadora de uma notícia ruim: o TOEIC também não é mais aceito. Somente o IELTS.
    :(
    O processo pode atrasar, mas a gente chega lá!

    ResponderExcluir
  6. Que pena que as mudanças pegaram vocês. Mas nada de desanimar. Bola pra frente e correndo atrás.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  7. Essa noticia é oficial!?
    Não vi ninguém comentar sobre mandar os exames de proficiência em lingua inglesa e francesa para o ano de 2011.
    Pelo o que tinha visto só haveria mudanças em 2012, mas se for verdade paciência... Mas te aconselho pesquisar bastante antes de qualquer coisa, por que ultimamente apareceram muitos boatos sobre essas mudanças.

    ResponderExcluir
  8. É li agora o link no ultimo post... Achei estranho eles mudaram agora em dezembro.... mas parece q é verdade -_-

    ResponderExcluir
  9. Apesar de eu nao te conhecer pessoalmente, conheci a Amanda na Aliança Francesa, e desde então venho acompanhando o blog. Até para quem ja mandou, que é o meu caso, ainda está confuso. Eu enviei o dossie em agosto e foi recebido pelo BIQ em setembro, mas até agora não tive entrevista e nem CSQ pelo correios. Não sei se receberei o CSQ em casa, ou se vou ter entrevista ano que vem, ou o que vai acontecer. So sei que na palestra que fui em 2010, o Gilles falou que o tempo para quando se submete o dossie. E com isso que estou contando. Agora a novidade do processo federal tb está confusa.

    Mas não percam as esperanças!!

    Abraços,

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  10. Ai, Filipe! Quando li essa notícia me lembrei logo de vocês! :(

    Mas olhando pelo lado bom, não vai ter entrevista chata, viagem corrida a São Paulo... O DELF é mais complicado porque só ocorre 2 vezes ao ano, mas o TCF acontece mais vezes!

    Abraços e boa viagem!
    Lídia.

    ResponderExcluir
  11. Ai, Filipe! Quando li essa notícia me lembrei logo de vocês! :(

    Mas olhando pelo lado bom, não vai ter entrevista chata, viagem corrida a São Paulo... O DELF é mais complicado porque só ocorre 2 vezes ao ano, mas o TCF acontece mais vezes!

    Abraços e boa viagem!
    Lídia.

    ResponderExcluir
  12. Fiquem calmos!
    Se vcs já estão preparados, já deram uma olhada se aí em MTL está havendo algum teste?!
    Ou então, já entrem em contato com a Aliança Francesa para ver quando é o próximo teste. Assim é o tempo de pegar o TOEIC e dar um gás total voltado para o teste de francês.
    Tem um teste chamado TFI da ETS (mesma empresa do TOEIC) que pode ser marcado a qualquer momento. E aqui em Brasília tem uma Escola chamada Positive que é autorizada para a aplicação. EU NÃO SEI se o BIQ reconhece esse teste...Eu bem por fora disso...Mas em caso aceite, é uma boa opção. E se este for o caso, eu tenho alguns arquivos relacionados ao teste. Let me know!!!
    Fiquem tranquilos e aproveitem a viagem!! Acreditem, não é três meses que irão mudar algma coisa... Falo isso como a pessoa que completou 1 ano de Federal ontem!

    ResponderExcluir
  13. Acabo de ler a questão das mudanças... Vi que o TFI não é aceito, e que o único teste de inglês é o IELTS. Gente, sei que é complicado. Mas não desistam! Vcs chegaram até aqui...E o tempo para os testes é o tempo para se prepararem! Enfim... Torço por vcs!!

    ResponderExcluir
  14. Oiê...

    Olha, o único teste que vão aceitar pro ingles é o IELTS!
    =(

    ResponderExcluir
  15. Fui pega pela mesma triste notícia. Enfim estava tudo organizado para dar entrada no processo ainda este mês... Dois anos para organizar, maturar a ideia, começar a poupança, de estudo e agora... Mais demora, gastos e ansiedade :( O TCFQ aqui em SP é em abril (o primeiro do ano).

    Bonne chance!

    ResponderExcluir
  16. Pois é, para nós que ainda não demos entrada, vai ficar cada vez mais difícil mesmo. Mas é isso aí, no final tenho a certeza de que vai dar tudo certo. Não esqueçam de falar sobre a viagem, estou muito curiosa em relação ao Berri, como realmente é..rs
    Mandem notícias e curtam muito!!!!

    Abraços ,Jaynara e André.

    ResponderExcluir
  17. Relaxa..... a gente consegue.... tbm iriamos mandar o dossiê agora.... não dá nada não.... se eles exigem mais a gente dá o melhor e mostra que é capaz.... bóra estuda essa bençao de idioma ....rsrsrsrs.... fica em paz....bjoooo

    ResponderExcluir
  18. Relaxe, eu mesmo passei por 2 mudanças de processo e hoje estou com o visto!
    É so saber dancar no ritmo da musica o pessoal muda mas nao fecha as portas!
    nao desista!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)