15 de setembro de 2011

5 níveis depois, desisto da AF

Sim meus caros. Basicamente desisti da Aliança Francesa esta semana. Infelizmente o método deles é muito tradicional, as aulas não são tão envolventes ao ponto de nos fazer captar a mensagem rapidamente. Eu havia pensado em pelo menos concluir este semestre para não jogar dinheiro fora, mas preferi cancelar a matrícula de uma vez para não perder mais tempo, e ainda mais dinheiro.

Aprendi sim bastante coisa neste 1 ano de aula total que tive lá. O que posso deixar como recado aqui é: Não façam os cursos regular e intensivo semestrais. Prefiram realizar os cursos de férias, que são muito mais diretos na necessidade e aprendizado.

Ainda estou estudando algumas possibilidades. Provavelmente eu venha a fazer algum curso de conversação mesmo, não mais focando tanto em gramática. Prefiro começar a falar de forma mais corrente, mesmo que errada, para depois voltar a aperfeiçoar pequenas regras da língua.

Esta decisão infelizmente irá retirar 62 horas de francês do meu dossiê, que é algo que eu não poderia perder neste momento. De toda forma, não posso também simplesmente fazer um curso de francês só para acumular horas de curso. Assim estarei queimando um dinheiro que não posso mesmo queimar, e também estarei me desmotivanto ainda mais com o aprendizado da língua.

Ainda estou tendo aulas particulares, então não ficarei sem contato com a língua até encontrar um bom curso de conversação.

Já para o inglês, estou chegando à um nível de conhecimento no qual nunca imaginei poder chegar. Raros são os casos em que eu estou tendo problemas em utilizar a língua em diversos tipos de situação. Espero que também seja assim na viagem à Montréal ao fim do ano.

Por falar em viagem, irei escrever um novo post sobre a viagem posteriormente, com algumas informações que tenho reunido para aproveitar ao máximo minha estada por lá!

Então é isto. Até a próxima!

10 comentários:

  1. Nossa, Felipe! Choquei agora, mas te entendo TOTALMENTE!

    A AF tem um ritmo muito formal de ensino, realemnte. Tem horas que fica muito chato! Eu não te acosnelharia a sair no 5º semestre porque o 6º eu achei muito importante, mas já que você está tendo aulas particulares, acho que não vai influenciar muito.

    Além do mais, sua professora de francês também pode fazer uma declaração de que você tem 'xis' horas de aula com ela, então seu dossiê não vai sair perdendo, não é mesmo?

    Eu também estou quase largando a AF. Estou cursando o Nível C1.2 e na boa? Estou me sentindo um robozinho! O curso nada mais é do que uma preparação para o DALF, então em vez de VIVER A LÍNGUA a gente fica aprendendo "as manha" pra passar na prova... :(

    Enfim, acho que vou terminar esse semestre proque não me sinto à votnade para largar no meio, mas semestre que vem devo ter aulas de conversação aprticulares apenas...

    Beijos e boa sorte pra gente nesse duro aprendizado!
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Can't your private teacher give you a paper stating the amount of classes/hours taught and your proficiency level at the date? I used a document of this kind in my process.

    ResponderExcluir
  3. Yes Eddie, I can, but I was already counting on that amount of hours coursed too.

    Anyway... I work out something else!

    Thank you for passing by!

    ResponderExcluir
  4. Que chato. Agora é tirar o prejuízo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Oi Felipe! Conheci seu blog agora, também vou pro Quebec. Sabe que eu estudei na Aliança e achei bárbaro, mas agora estou no Senac e acho que as aulas de lá é que são cansativas e desmotivantes. Acho o método da Aliança muito melhor, se bem que fiz só o curso de férias, que como vc disse é mais objetivo...enfim, boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. E ae, Filipe!

    Cara, nem pense em se sentir desmotivado! Cada um tem seu próprio ritmo, e nem sempre a gente se dá bem com esse ou aquele método, então sua decisão é totalmente compreensível. O lance agora é encontrar algo que faça vc sentir sua evolução.

    Cursos de férias realmente são bons por conta do ritmo. A gente é obrigado a ver uma quantidade grande de coisas em pouco tempo, daí a sensação de que rende mais. Em 4-6 meses, a gente tem sempre muuuuuito tempo pra jogar fora.

    Espero que sua decisão te faça bem!
    Abraço
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Tati! Parece que os métodos da AF no Brasil são um pouco diferentes. Até onde tenho ouvido falar, o método mais tradicional e clássico (antigo de fato) é o da AF Brasília. Realmente desmotivante para quem quer aprender de fato a lígua...

    Agora é partir para a próxima opção!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei como farei pra comprovar as horas de francês quando der entrada no processo. Faço aula particular e, esses dias pedi a meu professor se podia fazer uma declaração para que eu usasse na faculdade (pois tenho que cumprir 200 horas de atividades complementares) e ele disse que não pode por não ter entre outras coisas o curso de Letras Português/Francês. Ele é nativo da França.
    Espero que tudo de resolva da melhor maneira pra você.

    abraços e boa semana;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi galera. Tenho uma dúvida: o fato de estar com o nome sujo impede de conseguir o CSQ ou o visto de residente?

    Outra coisa, quem quiser contato de professora particular de frances, no Rio ou Niterói, tenho uma MUITO boa, pratica conversação do zero, mto bacana msm!

    Obrigado pela ajua.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Até onde sei, não é recomendado estar com algum impedimento financeiro ou jurídico ao aplicar para o CSQ e visto de residente permanente. Ainda não vi um caso de alguém que tenha recebido mesmo assim. Neste caso, recomendo contato direto com o escritório de imigração para tirar esta dúvida.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)