5 de março de 2012

Et c'est ça... Le TCFQ


É isso! Finalmente, a prova do TCFQ foi realizada!

Mesmo sabendo que eu poderia ter ido melhor, acho que conseguirei a pontuação mínima necessária para enviar o dossiê.

A prova em si, seguiu o mesmo padrão no qual citei anteriormente. 30 minutos, 30 questões de escuta. Depois realização da prova de expressão oral, que não ocorreu em ordem alfabética, mas sim na ordem de quem quisesse fazer.

Eramos um total de 5 pessoas, eu, Amanda, Daniel do OsCunha, e um casal.

Aproveitamos para trocarmos uma ideia sobre o processo, e tranquilizar os nervos enquanto aguardávamos a conclusão das provas de expressão oral.

Infelizmente, a prova foi aplicada com certo descuido e desorganização. Já no início da prova de escuta, a pessoa responsável por aplicar a prova parou a gravação, saiu da sala para perguntar se o gabarito deveria ser marcado à lápis ou caneta, retornou informando que era à caneta, e deu continuidade na gravação enquanto falava que não poderia voltar a gravação. Resumo da opera: 1 questão pro limbo (pra quem precisa de cada centésimo de ponto, isso faz diferença, afinal...).

Daí então, fomos para o teste de expressão, e lá, falha técnica... O computador não gravou 2 das 5 entrevistas, e o Daniel foi uma das pessoas que acabou por realizar a entrevista duas vezes.

A prova de escuta, é exatamente igual aquela disponível no site da TV5. Sem tirar nem por. Até os alertas sonoros são os mesmos. Esta não se assemelha em nada com o IELTS. Aqui, são somente questões já determinadas, você não tem que pegar nenhum extrato de frase ou palavra do texto para completar um espaço em branco. As opções estão todas ali, basta escutar a questão, ler a resposta no caderno de questões e marcar em gabarito. Aqui, é possível obter uma nota bastante alta, sem que seja necessário ter um nível alto. Basta treinar bem os ouvidos, e praticar simulados e mais simulados da prova.

A entrevista é baseada nos níveis que todos já conhecemos bem de francês: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Começando então do menor para o maior. O examinador tem 5 perguntas, das quais escolherá uma ao acaso, e então realiza uma pergunta. Quando chegamos nas perguntas dos níveis B1 ou B2, o examinador lhe propõe uma situação hipotética, e você deverá realizar uma pergunta a ele sobre este assunto. Nos níveis C1 e C2, as perguntas são compreensíveis, porém muito subjetivas. Por exemplo: "O desemprego é um mal necessário em nossa sociedade atualmente?", ou "A globalização do trabalho é uma realidade? Por que?", ou até "Na sua opinião, há algum tipo de conflito entre as organizações internacionais?". São perguntas que, você pode viajar na batatinha pra responder, pois é de fato uma avaliação da sua capacidade de argumentação.

A AF não soube fornecer exatamente quantos dias levam para o resultado sair. Espero que saia nos 15 dias previstos oficialmente. De toda forma, se a nota for baixa, irei perder o período de inscrição, e ter que aplicar novamente somente no próximo semestre. C'est domage...

Enfim, dando tudo certo, em abril, ou até mesmo no fim deste mês de março, esse dossiê vai finalmente sair de nossas mãos, e finalmente poderemos dizer: ESTAMOS NO PROCESSO!

Por agora, nos resta esperar...

Desejo sucesso à todos que realizaram a prova hoje, e boas notícias para aqueles que estão passando por essa loucura de espera do consulado.

Edit:
Parceiros de jornada que também deram seus  relatos sobre o TCFQ:
Daniel, Érable Carioca: TCFq - Expressão Oral
Daniel, Os Cunha: OsCunha: TCF-Q – Relato sobre a prova de março/2012
Lois & Brian, Aller au Québec: TCF Quebec - 05/03/2012

Abraços.

9 comentários:

  1. AAAÊÊÊÊ Filipe!!

    Que bom que deu tudo certo! Agora na torcida pra que esses resultados saiam logo e vocês deem entrada no processo de vez! Ô coisa suada!

    Abraço!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fal Filipe

    Fiz a prova aqui no Rio hoje. Em relaçao a organizaçao minha experiencia foi diferente, tudo bem organizado e o examinador conhecia bem o exame.

    Em relaçao ao teste, estou esperando um a2 ou um b1, tambem acho que poderia ir melhor mas o nervosismo na hora atrapalhou um pouco.

    Vamos esperar, tenho certeza que conseguiremos uma boa nota :)

    Abs

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Daniel, ambas as provas foram realizadas pela manhã?

    ResponderExcluir
  4. Na prova de compreensão oral, há tempo para ler as questões antes do áudio?

    ResponderExcluir
  5. Olá, também fizemos a prova no Rio ontem, e deixamos um post lá no nosso blog com nossas impressões da prova... Aqui no Rio as coisas foram mais organizadas, ou tivemos mais sorte! rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Nossa amigo,
    Torço por vcs. Acompanho o seu blog desde o primeiro post e espero que vc consiga logo dar entrada nesse negocio.
    E nós aqui esperando a entrevista a mais de 8 meses, aiai

    Fazer o q né.
    Sucesso amigo!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A tensão agora deu lugar a ansiedade rssss. Vamos torcer.

    Ahhh, foi legal poder lhe conhecer pessoalmente. Acabamos por descobrir um amigo em comum. Esse mundo é mesmo pequeno.

    Abração

    ResponderExcluir
  8. É bem isso mesmo, o mundo é mesmo pequeno. Recentemente encontrei um cara que estudou na Católica de Goiás na mesma época que eu e também temos conhecidos em comum. Agora você.

    E viva a imigração rsssssssss

    ResponderExcluir
  9. Felipe, acho que me tornarei a portadora oficial de más notícias no seu blog. Dá uma olhada no meu último post no meu blog e na CBQ...

    :(

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)