Tenho acompanhado um pouco mais de perto a imigração canadense, e todas as boas novidades com relação aos processos pelas outras províncias e também Express Entry. Tudo promete que a imigração canadense vai se superar positivamente esse ano, e tenho boas expectativas.
Soube através da planilha oficial que as missões de seleção não viriam ao Brasil até Abril, e acabei "largando de mão" novamente de descobrir sobre novidades sobre a imigração por Québec. Até que recebi um comentário do casal Agnes e Tatiana do blog Coxinha Resfriada lembrando que a lista de profissões de Québec tinha sido atualizada. Opa, fiquei curioso e fui lá conferir.
O que descobri? Pela primeira vez, o processo de imigração de Québec mudou para (o meu) bem rs.. Em grandes linhas, a formação da esposa agora dá 2 pontos ao invés de 0 e a minha, dentro do meu entendimento, agora dá 12 pontos ao invés de 6, e sendo assim, somos prioritários. Será? Será?! Só esperando para ver rs..
Observação: O GPI também foi atualizado!
Então a história ficou assim:
- Facteur 1: Formation
- Critère 1.1: Niveau de scolarité
- Filipe: Diplôme d’études postsecondaires techniques sanctionnant 2 ans d’études à temps plein (6 points)
- Critère 1.2: Domaine de formation
- Filipe: Techniques de l'informatique (DEC) (12 points) - Antes 6
- Facteur 2: Expérience
- Critère 2.1: Durée de l'expérience professionnelle du travailleur qualifié
- Filipe: 48 mois ou plus (8 points)
- Facteur 3: Âge
- Filipe: 18 ans à 35 ans (16 points)
- Facteur 4: Connaissances linguistiques
- Critère 4.1: Français
- Filipe: TCFQ C1/B2/B2/B2 (6+5+1+1=13 points)
- Critère 4.2: Anglais
- Filipe: IELTS 7.0/6.0/6.0/6.0 (1+1+1+1=4 points)
- Facteur 5: Séjour et famille au Québec
- Critère 5.1: Séjour au Québec
- Filipe: Autres séjours dont la durée équivaut à au moins 2 semaines et à moins de 3 mois (1 point)
- Critère 5.1: Famille au Québec
- (0 points)
- Facteur 6: Caractéristiques de l’époux ou conjoint de fait qui accompagne
- Critère 6.1: Niveau de scolarité
- Najlla: Diplôme d’études universitaires de 1er cycle sanctionnant 3 ans ou plus d’études à temps plein (3 points)
- Critère 6.2: Domaine de formation
- Najlla: Psychologie (BAC) (2 points) - Antes 0
- Critère 6.3: Âge
- Najlla: 18 ans à 35 ans (3 points)
- Critère 6.4: Français
- Najlla: (0 points)
- Facteur 7: Offre d'emploi validée
- Critère 7.1: Offre d’emploi validée dans la RMM
- (0 points)
- Critère 7.2: Offre d’emploi validée à l’extérieur de la RMM
- (0 points)
- Facteur 8: Enfants
- Critère 8.1: 12 ans ou moins
- (4 points) - Meu filho nasce em março, e não haverão missões de seleção até lá, então vou colocar aqui só para constar
- Critère 8.2: 13 à 21 ans
- (0 points)
- Facteur 9. Capacité d’autonomie financière
- (1 point)
- Facteur 10. Adaptabilité
- "En attente de l'entrevue" (? points)
Considerando a pontuação de Exigences à l’étape de l’examen préliminaire (57 pontos para casal) e as Exigences à l’étape de la sélection (63 pontos para casal), estamos 6 pontos ACIMA do necessário e, teoricamente, receberemos o CSQ EM CASA!
Será? Será?! Rs.. É hora de acalmar o coração, pois o foco agora é nosso bebê. De toda forma, já irei correndo por fora para providenciar a documentação necessária para a parte federal, pois se esta expectativa se confirmar, assim que o CSQ chegar em casa, ele já volta direto para o federal.
Vamo que vamo!
Guilherme, coloquei apenas para constar que mudou, pois as mudanças foram basicamente na redação de alguns itens, nada que ao meu ver possa impactar o processo na forma de pontuação dos pontos ou algo assim.
ResponderExcluirAbraços!
Filipe, posso perguntar se vocês não pensaram em dar entrada no FSW2014? Com nota boa de inglês e francês, vocês teriam conseguido facilmente ter entrado no início mesmo do processo e provavelmente hoje estariam com o PR na mão. Algum motivo especial para não ter dado entrada no FSW?
ResponderExcluirAgora vai Filipe!!!! esse CSQ vai chegar bem na sua porta, a pontuação de vocês está bem alta.
ResponderExcluirEu estou apreensiva quanto aos números de aplicações recebidas para esse ano! espero que seja mais que as 6.500 do ano passado, mas pelas especulações e possível cair...
Hoje vendo o PLAN D’IMMIGRATION
DU QUÉBEC 2015 ( http://www.midi.gouv.qc.ca/publications/fr/planification/Plan_immigration_2015.pdf) fiquei de cara com a quantidade de vagas que eles dão para a Asia....
Bonne Chance para vocês 3 e que esse CSQ venha de uma vez!!!
Finalmente uma mudança positiva, hein, meu caro?? Um amigo tinha zerado os pontos da formação em 2013, e agora passa a ter 12 pontos, se os vento soprarem na direção que estamos pensando. Então, como sempre, essas mudanças beneficiam uns e frustram outros.
ResponderExcluirBoa sorte aí! Te vejo lá no Canadá!
Olá, even! Então, não aplicamos pelo federal, pois nos casamos há pouco tempo e teria também que refazer as provas de proficiência para inglês e francês, o que me demandaria mais algum investimento de tempo e dinheiro. Por isso preferi esperar mais um pouco com um pouquinho mais de esperança.
ResponderExcluirMas já defini meu ultimato para a imigração por Québec em Junho de 2015. Se não andar até lá, estou fora. Vou para outra província mesmo se eles quiserem me dar o CSQ depois.
Guilherme, você não entendeu errado. O texto deixa claro isso, sim. Mas sou bastante cético com relação ao processo por Québec. Nas últimas mudanças de regras eles, inclusive, elaboraram todo um texto para demonstrar como seria a avaliação daqueles que haviam mandado o dossiê antes e depois das mudanças de regras. Teoricamente, todos estavam cobertos e ninguém seria impactado. Ledo engano...
ResponderExcluirEu fui impedido de entrar no processo devido as mudanças de regras 2x, e a regra mudou mais 3x durante o período no qual eu já havia aplicado, e 2 dessas 3 me impactaram de forma retroativa.
Eles podem ter mudado? Podem, mas como eu disse, sou bastante cético e não acredito nisto com base nos históricos do que já fizeram comigo e muitos outros.
Boa sorte, Filipe !
ResponderExcluirFilipe,
ResponderExcluirEstou lendo o GPI e, considerando a nova lista e critérios atuais, tenho pontos suficientes (64 pontos) para receber o CSQ em casa. Você pode me ajudar com as dúvidas abaixo?
1) Não vou apresentar teste de francês e, até onde vi, não é obrigatório. Confere?
2) Tenho que ter uma avaliação comparativa de diploma emitida por órgão canadense?
3) Já fiz as traduções juramentadas de todos os docs em inglês, visto que, enviaria para o federal. Existe algum porém nisto, muito embora eles falem que pode ser em inglês ou francês?
Sou graduado em ciências da computação com mestrado e minha esposa é fisioterapeuta com mestrado também. Temos menos de 35 anos e mais de 10 anos de experiência.
Abs e muito obrigado!
Olá!
ResponderExcluirRespondendo as suas perguntas.
1. De fato, não é obrigatório, mas mesmo dispondo de mais pontos para receber o CSQ em casa, há uma possibilidade de ser convocado para entrevista devido ao não envio do Francês.
2. Não há necessidade de avaliação comparativa para diplomas. Isto é realizado de forma informal por você mesmo enquanto compõe seu dossiê e pontuação.
3. Pode ser em inglês, com certeza. Meus documentos foram todos em inglês, até porque é mais fácil encontrar tradutores juramentados em inglês do que em francês.
A única coisa que sugiro é, mesmo que não venham a enviar provas de francês e/ou inglês, que possam ir buscando por fora o estudo reforçado das línguas. Isso é algo que pode não impactar seu processo de imigração em pontos, mas é de imensa necessidade na sua chegada no Canadá!
Abraços!
Filipe, no nosso caso temos pontos suficientes sem apresentar os certificados de linguas (estamos estudando mas não dará tempo de fazer os testes e enviar agora em abril), e como o processo é demorado podemos envia-los posteriormente, nem tanto para somar (se somar otimo) mas mais para nao ficar estranhos que queremos imigrar sem saber um pouco do idioma...
ResponderExcluirMas não vale a pena enviar provas de francês se elas não irão somar em seu dossiê. Você pode sim imigrar sem saber uma palavra de francês, se tiver a pontuação mínima necessária. O que pode acontecer (enviando a prova sem pontuar ou não) é vocês serem convocados para uma entrevista de seleção, mas se tiverem a pontuação alta o bastante para receber o CSQ em casa mesmo sem francês, tecnicamente isto pode acontecer.
ResponderExcluirOi Filipe! Seu blog é incrível. Tenho uma dúvida para ti: Sou Tecnólogo em gestão da tecnologia da Informação. Meu curso corresponde a Techniques de l'informatique (DEC)?
ResponderExcluirAbraços!