Hoje foi o derradeiro dia de fazer a prova de Expressão Oral do TCFQ. Para os que me acompanham, sabem que esta foi minha terceira tentativa da prova. A primeira consegui obter uma boa nota, um C1; a segunda acabei fazendo por desconhecimento e falta de atenção, pois não precisava, e devido ao nervosismo tirei B1, o que abaixou em muito minha pontuação no processo; e agora a terceira vez realizada no dia 22 de Setembro de 2014.
Mesmo sem ter recebido o resultado ainda, tenho a certeza de ter realizado mais um ótimo exame, e não tenho dúvidas de alcançar um novo C1, ou no mínimo B2. Não digo isto porque estou mega confiante de mim mesmo, mas porque sei que entreguei muito do meu tempo, esforço, emocional e espiritual nisto, e sei que Deus me capacitou para receber um lugar de honra nesta prova, então estou bem mais tranquilo desta vez.
Daqui há 20 dias espera-se que o resultado já chegue na Aliança Francesa, e terei acesso ao resultado. Em 30 dias receberei o resultado em papel para poder enviar ao BIQ e dar continuidade ao nosso processo de imigração.
Ontem acabei descobrindo com muita surpresa no grupo de imigração de Québec no Facebook que a prova do TCFQ havia mudado, e que ao invés de serem 6 perguntas, uma para cada nível de conhecimento, seriam 3 perguntas, o que de fato se mostrou verdade na prova que realizei hoje.
Então basicamente, a prova se organizou da seguinte forma:
- Primeira pergunta você deve fazer uma introdução de si mesmo, e talvez ocorra uma segunda pergunta simples pedindo para descrever um pouco de sua família. Leva algo entorno de 2 a 3 minutos.
- A segunda pergunta é uma inversão de papéis, onde você terá uma situação hipotética apresentada pelo entrevistador, e terá 2 minutos para criar perguntas e situações que permitam com que você possa buscar maiores informações sobre o tema junto ao entrevistador. Nos dois minutos de preparação, você poderá utilizar um papel para fazer um rascunho rápido, para dar um norte durante o momento em que você deverá envolver o entrevistador e conduzir a conversa. Leva algo entorno de 4-5 minutos. No meu caso, tive formular perguntas e situações a respeito da saúde na França.
- A terceira e última pergunta você não dispõe de tempo para preparação, recebe um tema em específico e deverá dar sua opinião de forma clara, defendendo sua idéia. É importante que se fale bastante aqui, e que de vez enquando se dê espaço ao entrevistador para que ele possa debater e te questionar sobre aquilo que você disse. Este é o grande momento de mostrar os tempos verbais, vocabulário, capacidade de se virar na língua e conduzir a conversa de forma a ter certeza de que está utilizando bem a língua francesa. Você não precisa conhecer bem o tema em discussão, mas precisa utilizar bem o francês neste momento de forma a bem embasar aquilo que você esta defendendo, a sua tese. Leva algo entorno de 4-5 minutos. No meu caso, tive de formular respostas sobre o tema "Você acha que é necessário utilizar de autoritarismo para ensinar filhos?".
Essas foram as perguntas que respondi, e claro, mudam de pessoa para pessoa que irá realizar a prova. Então esteja ciente do nível de cada pergunta e de conseguir argumentar e falar a respeito de temas variados.
Meus textos anteriores sobre o TCFQ também podem conter ótimas dicas, então vale a pena dar uma lida!
Eu torço muito para que todos nesta saga da imigração possam conquistar seus objetivos, e espero que estas referências do TCFQ ajude vocês!
Daqui 20 dias volto para falar sobre o resultado!
Vejo vocês depois!
Que legal!!! Se já conseguiu C1 antes, grande chance de ir bem de novo, ainda mais que tem consciência que foi bem na prova.
ResponderExcluirPois é, Diogo! Estou confiante, e espero receber logo este resultado para "me livrar" disto e dar continuidade ao meu processo!
ResponderExcluirUhul Filipe... to na mesma vibe... parece até que tirei o mundo das minhas costas fiz a prova hj tbm mas vim direto pra palestra depois vou contar minha jornada
ResponderExcluirQue ótimo, Carol! Conte sim! Estou curioso para saber como você foi na prova e o que eles falaram desta vez na palestra!
ResponderExcluirOrando por vcs amigo!
ResponderExcluirOlá Filipe, parabéns pelo blog e pelo sucesso na prova do TCF. Eu queria saber se a conversa do TCF-Q é feita com um entrevistador canadense e se o áudio que toca para assinalarmos as respostas também apresentam "sotaque" quebequense?
ResponderExcluirOu é a mesma coisa do TCF Tout Public?
Obrigado!
Olá Rafael! Acabei não encontrando um contato para te responder, mas vamos lá.
ExcluirO TCFQ é feito com professor de francês qualificado para fazer a prova, autorizado pelo CIEP. Normalmente o professor da própria AF (brasileiro, francês ou outra nacionalidade) aplica a prova com sotaque de francês da França e falando de forma bem clara (normalmente).
Já o áudio, tem de tudo um pouco. Tem tanto o sotaque da França, quando o de Québec (nas questões mais difíceis) e francês internacional (que costuma ser nas primeiras questões e se assemelha ao da França).
Pra acostumar o ouvido, recomendo fazer os simulados da TV5 e ouvir bastante Radio Canada. Escute todos os dias por um bom período antes da prova. Isso vai te ajudar bastante.
Uma dúvida colega, pqe você realizou o teste 3 vezes? Não acompanhei sua jornada.
ResponderExcluir