6 de agosto de 2014

Uma nova luz para o TCFQ e CSQ

Bom, como contei neste post e nesse post, tenho até janeiro de 2015 para reaver pontos para que a Intention de Rejet morra na intenção rs..

Tenho basicamente que fornecer um novo TCFQ com uma nota que nos garanta uma pontuação maior que 57 pontos no dossiê. Hoje temos 56, é mole? Mas tá bom!

No início do ano fiz um novo TCFQ e fiquei com B2/B2/B2/B1 (esse B1 foi em expressão oral). Isso me daria mais 1 ponto apenas em meu processo se eu trocasse o TCFQ que o BIQ possui por esse, e seria necessário conquistar 6 pontos de adaptabilidade, porém minha esposa ainda fala um francês elementar, então prefiro buscar maior pontuação em um novo TCFQ.

Após reler os critérios de realização da prova, como eu mesmo sugeri neste post, me veio a luz que me facilita em muito minhas estratégias que comentei anteriormente! A prova pode ser realizada com uma diferença de 30 dias de uma para a outra, e também pode ser realizada separadamente, ou seja, posso fazer o módulo da prova que eu desejar (expressão e/ou compreensão oral e/ou expressão e/ou compreensão escrita).

Isso me abre um leque bem mais confortável para conseguir uma pontuação alta no processo. A estratégia considerando estes fatos é:
  • Farei somente a prova de expressão oral em setembro, buscando B2 ou mais
  • Não conseguindo, farei novamente a prova de expressão oral em novembro também buscando B2 ou mais
  • Como o resultado da prova de expressão oral será mais atual do que o da prova que fiz no começo do ano, terei B2 em todos os aspectos e B2 ou superior também na expressão oral. Para isso enviarei os dois TCFQs. O do início do ano, e este com o maior resultado da oral que farei agora.
Isso me garantirá 62 pontos, caso eu tire um B2 na prova de expressão oral, ou 63 caso eu tire C1. Este resultado, em tese, me garantiria folga para conquistar apenas 1 ponto em entrevista, ou até mesmo o CSQ em casa no caso de C1.

Respirei bem mais aliviado após essa luz de Deus que me abriu essa possibilidade, até porque é complicado fazer as 4 provas novamente para tirar um novo B2 em tudo. O TCFQ, infelizmente, não é uma prova que de fato avalia sua língua. É muito mais o "saber fazer" do que o "saber falar". E claro, tirar B2 em só uma prova é mais fácil, pois posso focar meus esforços somente nela.

Toneladas mais leve, sigo estudando francês, e já retomando as aulas para fechar essa bendita prova!

Vejo vocês depois.

10 comentários:

  1. Ae! Tô aqui na torcida por ti, vai dar tudo certo... Foco, força e fé nessa prova que logo logo tu vais estar no Canadá recomeçando a vida! E saboreando os frutos da tua vitória!
    ;)
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. eu estava lendo o site do CIEP e lá informa que só pode refazer o TCFQ de 60 em 60 dias... também pensei desta forma pra ver quem de nós dois meu marido ou eu tiraremos a maior nota... mas com a diferença de 60 dias vai quebrar os nossos planos.. da uma olhada aqui

    http://www.ciep.fr/pt/tcf-quebec/faq

    ode passar o exame do "TCF par o Quebeque" tantas vezes quantas quiser. Porém, deve deixar passar dois meses antes de cada passagem.
    Por exemplo, se passar o "TCF para o Quebeque" no dia 20 de Janeiro, não poderá passá-lo, novamente, antes de 20 de Março do mesmo ano.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, eu tenho certeza disso! Permaneço forte, pois só paro quando conquistar este objetivo! Em breve poderei recepciona-lo em terras canadenses! rs..

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Carol, isso é bastante intrigante.

    Se você visitar o site oficial do TCF (o mesmo que você me passou) em português, o prazo de realização da prova é realmente 2 meses entre uma e outra. Se você colocar o site em francês, o prazo é 1 mês.

    Vou entrar em contato diretamente com o CIEP para entender o que vale de fato, pois o argumento de ser 1 mês é totalmente utilizável se está no site.

    Vamos ver o que receberei!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente dá medo de não dar tempo... eu estou correndo pra ver se chego nos 1300 lugares que ainda faltam completar esse ano, por favor quando vc tiver essa resposta nos fale!

      Excluir
    2. Tenho acompanhado esta historia, pois estou numa situação parecida.... Preciso do B2. Vamos em frente q a gente consegue.....
      Agora, a questao do intervalo entre as provas..... Realmente vc nao pode fazer duas provas seguidas. Eu queria fazer isso, e me informaram na AF. Mas todo mes tem prova, entao é so esperar a proxima.
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Lu, vi sua mensagem em meu blog e você pode sim fazer uma prova atrás da outra para o TCFQ, desde que tenha mais que 30 dias de diferença de uma pra outra, ou seja um módulo diferente da prova. O CIEP mudou as regras, e agora está mais fácil fazer mais provas num menor prazo de tempo.

    Aproveite esta mudança, e vamos em busca do B2!
    Sucesso pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, é possivel fazer apenas o modulo de compreensao oral por exemplo?

      Excluir

Obrigado por me acompanhar! :)