8 de julho de 2014

Intention de Rejet... É sério isso?

Pois é, recebi o email de Intention de Rejet na última sexta feira, e não acreditei...

Eu estava realmente certo de que seria convocado para estas entrevistas de Setembro, e acabei tomando este balde de gelo puro. Fui ler a avaliação feita, e descobri que estou sendo avaliado de forma injusta pelo BIQ...

Muitos que me acompanham sabem que enviei os documentos bem "mastigadinhos" ao BIQ, com tradução de documentos por tradutor canadense, TCFQ logo após saída a regra do francês, e tudo mais. Tudo bem detalhado e organizado, veja neste tópico.

Pois bem, a avaliação foi a seguinte:
  • Meu francês, conforme a pontuação que informei no tópico anterior, foi C1/B1 no TCFQ, me garantindo 12 pontos no dossiê. Eles simplesmente ignoraram o fato de existir duas regras (uma anterior e uma após agosto de 2013), mudaram o GPI a revelia agora em Abril, não notificaram os imigrantes que já tinham enviado os documentos, e me avaliaram com 6 pontos no dossiê, acatando apenas o C1 da minha nota, e informando na avaliação do meu dossiê que "eu não quis prover as notas de expressão e compreensão escritas, além de não ser hábil na compreensão oral devido ao B1". Quase surtei...
  • O histórico universitário da esposa, infelizmente, não tinha sido traduzido e acabou sendo enviado assim. Por este simples fato, mesmo tendo em mãos o diploma dela, ele informou que ela tem nível secundário e ganharia 1 ponto ao invés de 3.
Resumo da obra: recebi 54 pontos ao invés dos 60 pontos que eu teoricamente teria.

Fiquei realmente frustrado com o Québec, com a falta de ética, transparência e respeito nas avaliações. São sonhos, tempo, dinheiro, uma vida que está em jogo, para eles simplesmente mudarem tudo, tomarem as decisões que bem entenderem, e cada um que se vire. Se soubesse disso antes, já teria enviado minha documentação para o FSW, que agora já está prestes a fechar, ou mesmo aplicado para o visto de trabalho temporário ou estudos...

Enviei um email a vários representantes do BIQ, inclusive para a diretora, e também encaminhei um email para o MICC para saber porque eles simplesmente ignoraram as regras, e me colocaram na regra atual, sem avisos, sem informações.

Tenho o TCFQ que fiz no começo do ano com a pontuação de B2/B2/B2/B1. Este último B1, infelizmente, foi da parte de expressão oral, pois estava apreensivo na hora. De toda forma, isto me garante, somado ao documento da esposa traduzido, que eu chegue aos 57 pontos, mesmo considerando as regras atuais. De toda forma, terei que lutar por um novo TCFQ, buscando um B2 completo, para ter sobras de pontuação, pois minha esposa não tem praticamente nada de francês e inglês, o que seria arriscado em uma entrevista.

Vou aguardar a resposta do BIQ e MICC. Não vou desistir de imigrar, mas sinto-me realmente frustrado de saber que estou aplicando por Québec, e saber que tive de ser tratado com tamanha falta de ética e desonestidade no processo.

Mas as porradas da vida só servem para que a gente se levante mais forte, e eu estou de pé para o próximo round.

3 comentários:

  1. Filipe, sinto muito por esta triste notícia! Como vc mesmo citou, investimos tempo e dinheiro, e é claro sonhamos! Não desista! força e sucesso pra vc e sua esposa!

    ResponderExcluir
  2. Só uma coisa, se vocês quiserem, o FSW não está perto de fechar não, ainda dá tempo de preparar tudo (claro, bem rápido) e enviar a documentação. São 50 profissões, 25 mil vagas, 1000 para cada (sim, a conta não bate, se fechar os 25mil, acaba), muito mais que nos anos anteriores. Corre pra decidir, porque ainda dá!

    ResponderExcluir
  3. O grande problema para entrar no FSW é que terei de fazer o TEF (que a próxima data para realiza-lo é só no final de Outubro), e o IELTS novamente. Então acabarei por ficar no provincial, com muita tristeza, mas confiante de que vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)