28 de janeiro de 2013

Ausência: Bonanza

Eita beleza!

Antes que me esqueça, Feliz ano novo pra todos! rs.. Ainda está em tempo. Certo?

Quase 3 meses longe de blogs, fóruns e qualquer coisa que mencionasse o assunto "Canadá". E devo dizer que foi uma ausência bastante saudável!

Neste meio tempo consegui fazer MUITAS boas coisas com o tempo bem utilizado, esquecendo quase que totalmente o contexto de emigração. Meu foco, literalmente, não tem sido em nada a emigração. Tudo que tenho feito, não necessariamente reflete-se neste meu plano de ir embora.

No post anterior, mencionei uma loucura total que fiz. Entre os meses de Outubro de Dezembro, fiz algumas viagens, e visitei não somente um, mas diversos lugares. Tive a oportunidade de ir à Santiago, Farellones, Buenos Aires, Tigre, Miami, Miami Beach, Fort Lauderdale, Orlando, Kissimmee e Tampa. Somente estes para o momento. rs..

Aproveitei bastante, me ausentei bastante também.

Já somo 6 meses de processo provincial. Não sei se haverá uma missão agora em Março-Maio. Espero que haja, para pelo menos seguir o padrão anterior de 8-10 meses para obtenção do CSQ. Se por algum motivo não houver uma missão de entrevistas neste período, bom, fico ainda mais vendado com relação ao meu processo, e realmente não sei nem quando mais posso pisar em solo canadense. Os prazos já estão tomando proporções gigantescas, e muitos já estão passando o prazo da Colombia para a parte federal. Lembrando que lá a estimativa de processamento do federal era de, pelo menos, 22 meses. Só nessa brincadeira, somam-se mais 2 anos, pelo menos e no melhor dos mundos, de Brasil brasileiro.

Em grandes linhas, com base nesta realidade, estou focando em outras atividades e objetivos ainda em solo brasileiro. Algumas outras coisas estão sendo muito atrasadas por conta do processo, pois não as posso realizar enquanto não tiver emigrado. Essa é a parte ruim de tudo isto, mas é o ônus pra conquistar o visto.

Espero ainda em Fevereiro retomar as aulas de Francês, pois já começo a esquecer muito do que aprendi e investi na língua por conta do processo, e também porque estou (teoricamente) próximo de novo período de entrevistas. Quanto ao Inglês, tenho alguns projetos em mente para manter-me em contato com a língua e também ganhar algum trocado com isto. rs.. Se der tudo certo, receberei por trabalhar utilizando o Inglês, e isto custeará meu aprendizado de Francês. Ficarei no 0x0 em questão de custos, e isto é muito bom!

No mais, o que posso dizer aos que se encontram no mesmo barco que eu é: dêem o devido foco para a etapa que vocês estão. Com esses prazos malucos do provincial e federal, dá pra darmos atenção à outras coisas que não somente a emigração, adiantando muitos projetos pessoais e profissionais antes da partida.

Sucesso para todos neste ano, e que muitos CSQs e Vistos surjam por aí!

Abraços!

6 comentários:

  1. Oi, Filipe!
    Que bom que você conseguiu dar uma desligada do processo! Faz muito bem, é importante para manter a saúde e continuar tocando a vida por aqui com menos estresse. Ainda mantenho o pensamento positivo de que o pessoal de 2012 vai esperar menos dos que os colegas de 2011. Acho que pelo menos os prazos deverão ser mais confiáveis.
    Vamos torcer!
    Em breve estaremos todos lá!

    ResponderExcluir
  2. Ola Filipe! Acompanhamos sempre seu blog, estamos na mesma fase do processo, enviamos os documentos em maio, recebemos um email em agosto com solicitacao de novos documentos traduzidos e certificados. Enviamos novamente todos os documentos solicitados em outubro mas depois disso nao recebemos nenhuma resposta. E muito dificil esta espera...entendemos bem sua situacao. Vamos tentar entrar em contato com Mexico para obter informacoes nesta semana. Vc tem conhecimento sobre a possibilidade de solicitacao de visto para estudo e/ou trabalho mesmo com o processo em andamento? Abraco!!

    ResponderExcluir
  3. Enviei meus documentos em Julho, e somente tive o débito no cartão de crédito. Até o momento, nenhum contato do BIQ, nem mesmo para envio de novos documentos. Tomara que não tenha faltado nada, e que a fila ande em breve!
    É completamente possível buscar o visto de trabalho ou de estudo paralelo ao processo de imigração. O importante é entender que eles não possuem relação entre si, ou seja, serão processos para obtenção de vistos completamente apartados. Conheço, inclusive, um casal de amigos que foram inicialmente ao Canadá com visto de estudo, com obtenção de bolsa, e depois receberam o visto de residentes.
    Sucesso pra vocês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Some da vida do blog nao.. Mesmo que não estejam de olho no assunto Canadá, nos coloque a par de coisas do cotidiano...
    Bom ver a volta de você por aqui..

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Tiago!

    Pois é, o ruim disto é que acabo por não saber das novidades dos amigos de blogs.

    Mas é necessária essa ausência de tempos em tempos para mantermos a sanidade. rs..

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Filipe! Tem dias que temos vontade de ir logo...e essa espera e longa. Por isso analisamos as possibilidades que temos com outros vistos. Participei de uma palestra com a Perla ontem e ela comentou que nao seria legal entrar com pedido de visto de estudante pois isso ocasionaria duvidas no BIQ com relacao ao objetivo do requerente...Nao entendi muito bem pq mas de qualquer forma o investimento para estudo no Canada e alto, temos uma filha e nao podemos comprometer tanto o nosso orcamento. Vamos esperar...Abraco!!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)