22 de março de 2011

Vistos... americanos, obtidos!

É, estamos longe ainda de obter os vistos que queremos, mas de toda forma, este faz parte do caminho para chegarmos lá!

Como anteriormente, vou descrever a novela da canseira...

7 e meia da manhã, estava eu na Embaixada dos EUA, tomando chuvinha e terminando de acabar com a minha garganta que amanheceu "zera" detonada, aguardando na primeira fila... 20 minutos. Sou encaminhado para a segunda fila, detector de metais. 20 minutos. Enquanto isso, carros que entravam na embaixada sendo abertos e revirados para certificar que não há bombas, portão eletrônico com barreira imobilização de veículos, e guardas correndo pra lá e pra cá com a mão no coldre. :)

Entro na embaixada, tudo muito bonito, luxuoso... chego na terceira fila chamada de Check-in (nada luxuosa). Lá deixei passaporte, foto 5x7, comprovante de renda, extratos de 3 meses, comprovante do Citibank e primeira página do DS-160. 40 minutos. "Senhor, acompanhe os três últimos digitos da numeração de sua senha no painel. A númeração é aleatória, não seguirá qualquer ordem de chamada" Sim senhora. 40 minutos. Colhem minhas digitais. "Senhor, acompanhe o painel da entrevista com a mesma senha que você recebeu." Sim senhora. 40 minutos. Me entrevistam. "Trabalha com o que? Vai com quem? É formado? Onde? Você foi aprovado, pague o Sedex para envio do passaporte a sua direita." Sim senhora.

Enfim, visto obtido. Pelo que vi, tivemos sorte, pois há relatos em que demora 4-5 horas na sabatinagem. A Amanda tirou o dela também logo após o meu.

O que podemos sugerir com tudo isso?

1 - Pague os 38 reais para marcar a entrevista, e acompanhe os calendários de disponibilidade do site de marcação e não a estimativa de tempo que o site informa para cada cidade logo na primeira página. Por exemplo, eu havia pago e marcado para Maio. Estava preocupado em ter meu visto negado (vai saber né...) e eu ter que esperar ainda mais alguns meses para tentar novamente, o que poderia nos atrasar em nossos planos da viagem. Cancelei a marcação (sem reembolso), paguei novamente. Fiquei acompanhando o calendário de marcação (por uns dois dias), e nada... Até que no domingo a noite eu entro, e surge uma vaga para 2 dias após. Nem olhei, marquei.
2 - Tenha paciência e tranquilidade, pois haverá sim MUITA gente que chegou depois (e dormiu mais) que irá passar na sua frente devido ao painel de senhas. :)
3 - Não se preocupe, comprove o necessário que dá tudo certo.

Terceira etapa: Visto de turismo canadense, mas esse, só a partir de agosto.

Abraços!

3 comentários:

  1. Felipe, parabéns pelo visto! Pelo "visto" o processo de imigração rumo ao Canadá é conquistado com "pequenas" vitórias como essa! Desculpe o trocadilho!

    Abraço!
    Mung Daal

    ResponderExcluir
  2. parabéns por essa etapa.
    abraços.
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)