21 de fevereiro de 2011

Brasil, brasileiro... Passaportes

Fomos hoje pela manhã no Na Hora da Rodoviária, lugar onde você tirar vários tipos de documentos e certidões, em tese na hora, em Brasília para levarmos a documentação e GRU paga para emissão de passaporte. Mas comecemos pelo início...

Semana retrasada entrei no site da PF para requerer passaporte para os dois, preenchi todos os dados, bonitinho... emiti a GRU, pagamos ambas as GRU, ótimo. Entramos no link de agendamento para apresentar os documentos, levar a GRU, colher as digitais e bater as fotos pessoalmente, no Na Hora. Nisto, estava lendo o post "A novela do passaporte" da Vivi do @frozenburguers, e ela citava esta mesma canseira que estou a lhes citar... E ela tinha dito que haviam apenas vagas para marcar o agendamento do passaporte apenas para final de Abril e Maio, me assustei. Então entrei no link de agendamento, e fiquei ainda mais surpreso quando haviam vagas para a semana seguinte, em todos os horários, ou mesmo para qualquer dia de Fevereiro. Pensei... quando a esmola é demais, o santo desconfia... Assim mesmo, marquei na data já que estava livre pra mim e pra Amanda.

Como nem tudo estava as mil maravilhas... Da listagem de documentação necessária para solicitar o passaporte, eu não possuia devido a extravio a CDI (dispensa militar), que é obrigatória para os homens, e o Título de Eleitor. Então duas semanas antes de entrar no site da PF, fui na Junta Militar, paguei as taxas para emissão de 2ª via do documento, chegou o dia de buscar o documento e fui informado que o Comandante não o havia  assinado e que teria que esperar mais 1 semana ou 2. Meu Título consegui gerar em pouco menos de 15 minutos, sem problemas. Meu agendamento do passaporte estava previsto para exatas 2 semanas antes disso. Fui na cara e na coragem, levando apenas o protocolo da Junta mostrando que eu havia solicitado a 2ª via, e a cópia da primeira via que eu já possuia.

Enfim, no Na Hora, esperamos a senha de atendimento (exato: esperamos senha de atendimento mesmo tendo horário agendado) chegou minha vez e fui atendido logo por quem? Pelo chefe da PF responsável pelo setor de emissão de passaportes. Beleza... Fui apresentando todos os documentos, um por um, certinho... Chegou na CDI, quando saquei a cópia, o gentil rapaz disse "não aceitamos a cópia, só original", "a legislação é clara e você precisa trazer todos os documentos originais", "retorne quando tiver a nova via em mãos". Só me faltou bater continência e dizer "Sim Senhor fdp". Peguei meus documentos... puto... Fui na mesa onde a Amanda estava também passando pela malha fina dos documentos, e o dela passou sem muitos problemas. E ai ela me perguntou, "conseguiu?", e eu disse "não...". Os atendentes me olharam e perguntaram "O que houve?", citei toda essa canseira da CDI. Aí um senhor (um dos atendentes) disse, bastava trazer o protocolo de emissão do documento emitido pela Junta que não tinha problema, então eu já com este protocolo em mãos disse "É esse daqui?". O senhor ficou surpreso por eu ter sido negado, visto que o protocolo só é emitido se eu estou em dia com o serviço militar, e citou que quem me atendeu era o chefe do setor, e deixou no ar que o "gentil rapaz" quer mostrar trabalho e embarreira tudo. Sem contar no sapo que este mesmo rapaz pagou para uma moça com as filhas menores que estavam solicitando o passaporte, também por conta da documentação... Gentileza é realmente a palavra chave para descrever as bonitas e doces palavras dele...

Beleza, este senhor me pediu para que sentasse em seu guichê, solicitou toda a documentação novamente, viu que estava tudo correto, colheu minhas digitais, foto, e pronto. São poucas as vezes que vemos boa vontade no serviço público, e a deste senhor foi um diferencial, principalmente no meu caso. Só espero que isso não venha a prejudicá-lo com seu excelentíssimo chefe...

Assim que tivermos o passaporte em mãos, já iniciamos a segunda e terceira etapa da novela, saga ou cruzada, como quiserem, para emitir os vistos americano e canadense.

Temos a viagem marcada e passagens compradas para Dezembro para conhecermos o lugar onde pretendemos morar daqui a pouco. Só espero que os prazos de vistos americano e canadense não passem de novembro, ou estaremos enrolados, e com um prejuízo de doer no coração...

Quem disse que ia ser fácil?

15 comentários:

  1. Oi Filipe e Amanda,

    Parabéns por terem conseguido o passaporte rapidamente. Realmente não sei o que aconteceu no meu caso e no da Lídia também. Enfim. E que sorte que você encontrou essa boa alma Filipe.

    Vocês vão viajar pro Canadá em dezembro? Opa, vou encomendar um galão de maple syrup ehehehe.

    Abraços!

    Vivi frozenburguers

    ResponderExcluir
  2. Caramba, comigo aconteceu algo parecido quando roubaram uma mochila minha com o antigo passaporte dentro... muito escroto esse pessoal que quer mostrar serviço, justamente da pior forma, o Brasil tem que mostrar serviço, fazendo as coisas funcionarem de verdade, serviço padrão, exemplo... não no aspecto negativo, negando tudo para todos e beneficiando somente os mafiosos...
    Mas pode apostar amigão que vai dar tudo certo, logo vcs dois terão os vistos todos e vão desbravar a terra prometida.
    Fácil não é... afinal, não teria graça a luta toda, não há vitórias sem sacrifícios... mas vcs conseguirão, certeza...

    sorte e sucesso sempre

    C.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil nao tem jeito mesmo. Nota 1000 em dificultar as coisas.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Felipe!

    Ainda bem que - apesar de todas as dificuldades e má vontade desse povo escroto - vocês conseguiram tirar os passaportes!
    Quando eu vi você comentando no Blog da Vivi que tinha conseguido marcar pra fevereiro, já corremos para ver se conseguíamos marcar o do Rafael também, mas infelizmente não tinha vaga... O pobre vai ter que viajar até Anápolis para renovar o passaporte!

    Que legal, vocês vão estar no Canadá na mesma época em que estivemos ano passado. Em dezembro já dá pra curtir o frio, mas sem passar aperto, né? ;)

    Abraços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. Bem, julho é o que eu gostaria…. Não sei se vai dar certo. Não sei se estou sendo otimista demais pensando que o processo pode durar apenas um ano…

    Realmente esse esquema de guardar dinheiro é bem desgatante. Eu e o Dani ja deixamos de comprar uma série de coisas e desistimos de viajar pro exterior no ano passado, tudo em prol de um objetivo futuro.

    Eu na verdade tenho medo da entrevista. Apesar de não ter lido ainda de pessoas que falharam confesso que tenho medo do meu histórico escolar e da falta de fluência do Dani pesarem muito na nossa avaliação. Esse medo só vou perder depois que passarmos da entrevista mesmo. E eu quero mesmo mandar a documentação o mais rápido possível. Pra saber logo se esta tudo certou ou não. Porque se não estiver eu vou dar um jeito de fazer ficar o quanto antes.

    Isso mesmo, daqui a pouco estaremos todos lá fazendo nossa primeira aula de hockey!

    ResponderExcluir
  6. Bem, julho é o que eu gostaria…. Não sei se vai dar certo. Não sei se estou sendo otimista demais pensando que o processo pode durar apenas um ano…

    Realmente esse esquema de guardar dinheiro é bem desgatante. Eu e o Dani ja deixamos de comprar uma série de coisas e desistimos de viajar pro exterior no ano passado, tudo em prol de um objetivo futuro.

    Eu na verdade tenho medo da entrevista. Apesar de não ter lido ainda de pessoas que falharam confesso que tenho medo do meu histórico escolar e da falta de fluência do Dani pesarem muito na nossa avaliação. Esse medo só vou perder depois que passarmos da entrevista mesmo. E eu quero mesmo mandar a documentação o mais rápido possível. Pra saber logo se esta tudo certou ou não. Porque se não estiver eu vou dar um jeito de fazer ficar o quanto antes.

    Isso mesmo, daqui a pouco estaremos todos lá fazendo nossa primeira aula de hockey!

    ResponderExcluir
  7. que bom que o senhor resolveu o seu problema. ainda existem pessoas boas que gostam de ajudar uns aos outros neste país.

    boa sorte com o restante.

    abraços.
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pois é, o segredo desse processo é a PACIÊNCIA. Para não enlouquecer mesmo! Paciência para aprender francês, paciência para esperar o tempo de dar entrada nos documentos, paciência para a convocação da entrevista... E MUITA paciência com o processo federal!!!
    Mas vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Filipe, que bom que no fim deu tudo certo. Eu e o André também vamos ao Canadá em Dezembro. Estamos aguardando a carta convite do meu tio que mora lá, para darmos entrada nos vistos. Vocês compraram as passagens antes de ter os vistos? Não é arriscado? Ou foi alguma promoção imperdível de passagem?Compraram por qual empresa? Queremos ir dia 08 e ficaremos até 28 e vocês? Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah, commmm certeza vamos marcar sim de nos encontrar por lá para fazermos algo! Já sabem onde vão ficar? Como falei, estamos doooidos pra comprar as passagens, mas não temos coragem de comprar antes dos vistos saírem. Vi que pela Aeroméxico está de R$ 1.400 ida e volta e American Airlines R$ 1.600, você conseguiu mais barato que isso??
    Já estamos quase enlouquecendo, esperando essa "bendita" carta...rs

    Toooda sorte do mundo no pedido dos vistos.
    Abraços.
    Jaynara e André

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh, esqueci de dizer, é que estamos olhando passagens saindo de São Paulo, foi mal..rs
    Daqui de Brasília é esse preço mesmo que você falou.
    Mas então, vamos pedir o visto de múltiplas entradas, que vale por 3 anos, por isso que estamos só esperando a carta pra dar entrada no pedido.

    ResponderExcluir
  12. Oi Filipe!

    Então, respondendo à sua pergunta. Já pedi vistos de turismo para o Canadá várias vezes, e sempre pedi o de entrada única. O que acontece é o seguinte:

    1) o de múltipla entrada é absolutamente necessário caso você pretenda entrar no Canadá, sair e entrar de novo durante o período de duração do visto (por exemplo, caso chegue em Toronto, visite NY e queira voltar para Toronto).

    2) Tanto o de múltiplas entradas quanto o de simples tem a mesma duração: seis meses.

    3) A desvantagem do de múltiplas é que é bem mais caro que o normal (não lembro os preços, mas lembro que era uma diferença considerável). Se é mais difícil de se conseguir, não sei dizer. Imagino que haja maior rigor para aprovar um visto deste tipo por razões óbvias, mas nunca li ninguém falar algo à respeito.

    Enfim, basicamente é isso. Se tiverem mais alguma pergunta, é só falar =)

    Abcs! Rafael.

    ResponderExcluir
  13. Ah, sim, tava esquecendo! O visto canadense de turismo costuma ser bem tranquilo de conseguir. Você tem que ligar no Consulado para marcar. O mais terrivelmente chato é ligar no consulado para marcar. Eles só atendem durante uma hora por dia se não me engano, durante a manhã. Já passei dias passando essa hora inteira ligando sem ser atendido, até conseguir, mas enfim, você pode ter mais sorte.

    Por telefone, sendo atendido, rapidamente você consegue marcar o dia da entrega de documentos (que tem que ser feita pessoalmente em SP ou via uma empresa que faça isso. Eu prefiro pessoalmente, sai mais barato). Quase sempre consigo data para daqui no máximo um mês. Ah, e basta marcar uma vez para vocês dois, e basta um dos dois para entregar os documentos =)

    IMPORTANTE: tente marcar para uma segunda, ou terça. O visto será entregue para você em DOIS DIAS ÚTEIS (quase nunca falha), sendo que sexta-feira não conta.

    Em suma, é bem rápido ;-)

    Abcs! Rafael.

    ResponderExcluir
  14. Filipe, desculpa o excesso de comentários hehehe. É que li alguns dos comentários acima e, na dúvida, fui conferir no site do consulado sobre o visto de multiplas entradas.

    Me enganei em um ponto: sair para os EUA e voltar não conta como saída, e você pode ter um visto simples para fazer isso.

    Por outro lado, discordo do que disseram aí em cima: o visto de múltiplas NÃO vale por três anos. A duração máxima de qualquer visto de visitante canadense é de seis meses. O site do consulado deixa isso claro ok?

    Abcs de novo hehehe!

    ResponderExcluir
  15. Tirei o visto de turista esse ano, e solicitei o visto com multiplas entradas e recebi no inicio de fevereiro, com validade de 3 anos. Vale até 2014. A mulher da agencia, aircanadabsb, me falou que raramente alguem recebe um visto com essa validade. De qq forma, o visto multiplo é SIM de ATÉ 03 anos.

    []´s

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)