9 de fevereiro de 2011

Brasileiro feliz na neve...

Oi!

Estou lendo em passos de tartaruga o livro Bye Bye Brasil da Anna Francesca Cavalcanti Araujo, e estou achando bacana, apesar de já ser bastante antigo comparado com as mudanças de imigração dos dias de hoje.

Neste livro, ela cita uma história engraçada, na qual fiz algumas poucas adequações, para alguns refletirem com relação a um dos pontos negativos (ou positivos, se preferir) da imigração. O inverno e a neve. Veja:

-- EDITADO -- Desculpem pelas palavras não recomendadas para menores de 18 anos. Não fui eu que escrevi. rs..

Diário de um brasileiro feliz no Canadá...
AGOSTO, 12

Hoje me mudei para minha nova casa em Québec. Que paz!!! Tudo aqui é tão lindo. As montanhas são tão majestosas... Mal posso esperar para vê-las cobertas de neve... não vejo a hora. Que bom deixar para trás o calor, a umidade, o tráfego, a violência, a poluição, aquela loucura que é São Paulo... Isto sim é que é vida!!!

OUTUBRO, 16
Québec é o lugar mais bonito que eu já vi na minha vida. As folhas passaram por todos os tons de cor entre o vermelho e o laranja. Que bom ter as 4 estações bem definidas. Saímos a passear pelos bosques, e pela primeira vez, vi um cervo. Que lindo!!! São tão ágeis, tão elegantes, é um dos animais mais vistosos que jamais vi. Isto aqui deve ser o paraíso. Espero que neve logo. Não vejo a hora de ver tudo isto coberto de branco. Isto, sim, é vida!!!

NOVEMBRO, 11
Em breve começará a temporada de caça aos cervos. Descobri isto hoje... Não posso imaginar como alguém pode matar uma dessas criaturinhas de Deus só por esporte, pelo prazer de atirar... Fiquei emocionado. Mas, enfim, chegou o inverno, friozinho gostoso, o homem do tempo diz que daqui a 20 dias começa a nevar... Que chocante! Isto aqui é maravilhoso!

DEZEMBRO, 2
Ontem à noite finalmente nevou. Despertei e encontrei tudo coberto de uma camada branca. Parece um cartão postal... uma foto. Saí a tirar a neve dos degraus e a passar a pá na entrada. Rolei na neve e logo tive uma baralha de bolas de neve com vizinhos, daquelas que a gente vê nos filmes (yeah!). Aí a niveladora passou e tive que voltar a passar a pá, pois a neve da rua veio pro meu jardim. Que bonita a neve! Parece bolas de algodão espalhadas por todos os lados. O lugar ficou lindo!!! Québec sim... Isto que é vida. Este lugar é 10!!!
 
 
DEZEMBRO, 12
Ontem à noite voltou a nevar. Que encanto! A niveladora voltou a sujar a minha entrada, mas, bem, o que vamos fazer? Eles precisam limpas as ruas e estradas. E a gente tem que limpas a entrada da nossa casa. Nossa! Esfriou bem. Que frio aqui fora! Bem, de todas as maneiras, esta é a vida que eu pedi a Deus...

DEZEMBRO, 19
Ontem à noite nevou de novo! Não consegui limpar a entrada por completo, porque, antes que eu acabasse, a niveladora passou e jogou toda aquela neve na minha casa. Hoje tive que faltar trabalho porque peguei gripe de tanto ficar lá fora na neve. Já estou cansado de ficar passando pá na neve. Que merda! Esta porra de niveladora tá passando de novo lá fora.

DEZEMBRO, 22
Ontem à noite voltou a cair sabe o quê??? Neve... de novo! Melhor dizendo... merda branca. Estou com as mãos em carne viva de tanto calo por causa da porra da pá. Estou achando que o cara da niveladora está de sacanagem comigo. Ele fica vigiando e espera eu acabar de tirar a neve com a pá para passar de novo. Tá nevando novamente... Vai nevar assim na p.q.p. ... Que saco de vida...

DEZEMBRO, 25
Feliz Natal pra vocês... Eu tô triste pra caramba. Não pára mais de cair esta merda branca. Viado!!! Se eu pego aquele filho da p... que dirige a niveladora, juro que eu mato o maldito. Não entendo por que não espalham mais sal nas ruas para derreter mais rápido este gelo de merda. Este mês foi um c... pra mim...

DEZEMBRO, 27
Ontem à noite ainda caiu mais dessa merda branca. Já são 3 dias que não saio de casa. Nada mais faço senão passar pá na neve depois que passa a bosta da niveladora. Não posso ir a lugar nenhum, já que o meu carro está enterrado debaixo de uma montanha de merda branca. O noticiário disse que esta noite vai cair umas 10 polegadas a mais de neve. Não posso acreditar como alguém consegue ser feliz nesta bosta de lugar...

DEZEMBRO, 28

O idiota do noticiário se equivocou outra vez. Não foram 10 polegadas de neve... caíram 34 polegadas a mais dessa merda! Vai tomar no c...! Seguindo assim, a neve não derreterá nem no verão. Agora resulta que a niveladora quebrou perto daqui e o filho da p... do motorista veio me pedir uma pá. Que descarado! Disse-lhe que já tinha quebrado 6 pás limpando a merda que ele havia deixado diariamente. Assim, quebrei a pá na cabeça daquele imbecil. Que bosta! Que saco, caraca!

JANEIRO, 4
Finalmente, hoje pude sair de casa. Fui buscar comida e um cervo de merda se meteu diante o carro e o atropelei. Caraca! O conserto do carro vai me sair uns 3 mil dólares. Estes animais de merda deveriam ser envenenados. Quisera os caçadores tivessem acabado com eles o ano passado. A temporada de caça deveria durar o ano inteiro!

MARÇO,25
Mês passado escorreguei no gelo que ainda havia nesta p... cidade e quebrei uma perna. Ontem à noite sonhei estar sob uma palmeira. Num agüento mais. Quando tiraram o gessom levei o carro ao mecânico. Ele disse que o assoalho estava todo enferrujado por baixo, por culpa do sal de merda que jogaram nas ruas. Será que esses cornos não tem outra forma de derreter o gelo?

MAIO, 20
Finalmente, chegou o mês de maio... Mudei-me outra vez para São Paulo! Isto sim que é vida! Que delícia! Calor, umidade, tráfego, violência, poluição e falta de educação. A verdade é que qualquer um que imagine morar naquela Québec de merda tão solitária e fria é um retardado ou deve estar louco! Isto sim é que é vida!

4 comentários:

  1. Oi Filipe, ja vi outras versões deste textinho. Realmente é bom parar de pensar que tudo la fora é melhor que o Brasil. Essa síndrome de que a grama do visinho é mais verdinha é complicada. Mas eu acho, ou espero, que a maioria que quer mudar não está só atraído pela mudança de clima, aliás muitos tem medo. Na verdade é o cansaço da injustiça que nos rodeia.
    Ao meu ver um dos "piores" pontos da imigração é se ver como fruto de dois lugares distantes e praticamente opostos. É ser um brasileiro, com família, amigos, cultura, que sente que o seu lugar no mundo é bem longe de tudo o que o fez ser quem é. Afinal, só temos sentimentos de revolta ou de apoio por tudo o que vimos e vivemos aqui no Brasil. Isso eu vejo constantemente em blogs e documentários. A dualidade, de querer trazer o que é bom do Brasil para esse lugar maravilhoso que é o Canadá.
    Abraço!
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Cada vez que leio essa estória, morro de rir.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!muito legal....

    ResponderExcluir
  4. acho que eu já tinha lido isso antes.,.quem vai comprar Brasil com Canadá ?! sem comparações.

    abraços !
    tudo de bom !

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)