19 de novembro de 2010

Perguntas feitas por mim na palestra de Québec II

Olá, olá!

Post rápido apenas para deixar algumas perguntas e respostas que realizei e obtive, respectivamente, na palestra que ocorreu agora há pouco na Aliança Francesa, e pequenos detalhes que até então eu não sabia a respeito do processo por Québec.


TCFQ vale para substituir a entrevista?
Depende do dossiê do candidato/casal/família. Se a pontuação for bem extensa, o escritório pode sugerir a realização do TCFQ ao invés da entrevista. Você pode enviar o dossiê já com o TCFQ, mas se a pontuação não atingir o critério do escritório de imigração, será necessário realizar a entrevista de toda forma. Manda o dossiê sem realizar nenhuma prova e espera. Se o escritório pedir TCFQ, bem, se não, amém.

2 pós-graduações de 1 ano contam como 2 anos de estudo?
Não. É contada a pós-graduação de maior duração e relacionada a área de atuação atual. Lembrando que são poucos os casos em que são contados pontos por pós-graduação. Segundo o Mascle, apenas aquelas com pelo menos 500 horas.

Haverá alguma mudança crítica no processo de imigração dentro dos próximos 1 ano e meio?
Não. Se houver, será apenas revisão das profissões beneficiadas por ponto extra no processo de imigração.

Além destas informações, houveram outras que peguei no ar ao decorrer da palestra. Após a obtenção do CSQ, ele terá 1 ano de validade para dar entrada no processo federal. Isso eu não sabia, só tinha conhecimento da validade de 1 ano após os exames médicos para realização de landing. Isso facilita as coisas para nós, pois será necessário prolongar um pouco o processo antes da ida.

Ele citou ainda que o processo continua sendo um foco a longo prazo do Québec de aceitar imigrantes, e ouvi também ele dizer algo entorno de 2020. Será? rs... Tomara que eu já esteja por lá faz tempo nesse ano!

Creio que houveram mais informações bacanas, mas realmente me deu um branco. O Mascle me lembrou de um detalhe importante. Devo recolher todas as notas fiscais de minha empresa, pois trabalho como consultor pessoa jurídica, e devo enviar o contrato social da empresa junto com as notas fiscais da mesma para comprovar um determinado tempo de trabalho autônomo.

É isso. Abraços!

7 comentários:

  1. Legal Felipe, agora é a hora de tirar dúvidas.

    Abraços
    diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Desta vez nao deu preu ir pra palestra. Quem sabe nos conhecemos outro dia.

    Realmente esta parte de poder prolongar o processo e algo muito interessante. Normalmente quando leio blogs sempre encontro pessoas falando sobre a interminavel espera, so a gente mesmo que ate agora nao ve isso como um tempo perdido, e sim como uma maneira de estar se preparando cada vez mais.

    Amanha eu vou postar no fozenburguers, to mega sumida.

    Um abraco.

    ResponderExcluir
  3. Oi Filipe!
    Então, fomos embora depois das 3 primeiras perguntas. Foi bem longa dessa vez né. Pois é, essa semana é a nossa última antes da entrevista. Estamos fazendo aula particular na Global, gostamos muito!!
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Felipe! Como é que você conseguiu arrancar tantas informações legais do Giles? Sinceramente, a última palestra que fomos acabou sendo bem inútil pra nós, pois ele ficou lá falando coisas bem básicas e o povo perguntando se "faz muito frio no Canadá"... No final tentamos fazer perguntas desse naipe aí que você fez, mas que nada! A fila de gente perguntando se "tem máquina de lavar no Canadá" era grande demais! Rsrsrs...
    Abraço,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Felipe!

    Obrigada pelas dicas! E não é que tem uma Natural English lá do lado de casa? Eu realmente concordo que aulas de conversação são as que mais nos fazem progredir e por mim iria lá me matricular agora! Rsrsrs... Mas ainda estamos discutindo isso de gastar mais dinheiro com aprendizado de línguas... =/

    Eu já tinha curiosidade com aquela escola quando passava lá em frente e ontem quando li seu comentário fiquei muito a fim de ir lá, mas o Rafa se propôs a me dar 1 hora de aula de conversação por dia, desde que encontremos um livro bom que possa servir de guia. Vamos ver o que sou capaz de arranjar!

    Abçs,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Filipe!

    Você esta fazendo tanta propagando do natural english que eu vou lá no ano que vem pra fazer uma aula teste, quem sabe da certo...

    Até mais!

    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Bonjour, Filipe!

    Merci pour ton commentaire. Est-ce que je peux te proposer d'écrire un petit billet en français ici? Tu peux utiliser le Google, le wordreference.com (aussi pour conjuguer des verbes), etc pour en faire, of course! Et après ça, ta professeure, par exemple, pourrait trouver et corriger les erreurs. Au début, il sera beaucoup de travail, mais les prochains billets seront plus facile à écrire. Qu'est-ce que tu penses?

    À propos, en ce qui concerne l'année 2020...

    Essa semana teve uma palestra aqui em Campinas. O que voce esta falando ai de ano 2020, deve ser o seguinte: dentro desses 10 anos ("decenio" eh o que ele quis dizer), a geracao dos baby-boomers vai se aposentar e isso vai abrir muita vaga de emprego. Se me lembro bem, isso sera em torno de 10 ou mesmo 20% das vagas existentes tanto no setor publico como no privado. Isso vai demandar muito imigrante. Entao, o Quebec (e mesmo o Canada) vai precisar de imigrantes ainda por todo esse tempo. Inclusive, provavelmente "para sempre".

    À bientôt,
    Eddie A.S.A.P.

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)