22 de junho de 2010

Equivalência de tempo de estudo e diplomas

Estive respondendo o questionário de simulação para imigração pelo processo do Québec, e encontrei uma dúvida que muitos já passaram, e inclusive tiveram seus processos atrasados ou cancelados por responder incorretamente nos formulários.

No momento em que aplicarei, serei graduado como Tecnólogo (2 anos) e pós-graduado (especialização - 1 ano). E conforme tabela disponível também no site do questionário:

Me classifico na opção de "Completed undergraduate studies (3-year bachelor's program) - University diploma (3 years)", que equivale a opção "Undergraduate diploma of university studies - 3, 4 or 5 years (in Québec, the diploma is obtained after completing 16 to 18 years of full-time education)" do questionário, porém eu não terei 16 à 18 anos de estudos.

E agora? Qual a opção correta neste caso?

Obrigado a todos que responderem!

4 comentários:

  1. Pelas informações que tenho, a pós graduação não conta nada.

    Acho que você deve marcar Undergraduate - 2 years - (15 years of full time education) - que corresponde ao tecnólogo.

    Da uma olhada nesse tópico: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/3679.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resposta Anderson!

    Fiquei um pouco na dúvida devido ao documento oficial que informa que as pós graduações são devidamente aceitas (atualmente), e não há um limitante de horas mínimas cursadas para que passe a valer.

    De toda forma, não muda muito no questionário no fim das contas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. oi filipe,

    fica preocupado não que pra testes aqui também tem muita coisa, mas principalmente pra quem tem experiência com caixa branca e ambiente unix. dê uma vasculhada nos workopolis/jobboom/monster e veja o que rola por lá.

    ResponderExcluir
  4. eu coloquei como essa opção mesmo, bacharelado, que é o mais próximo do que temos aqui. acho que todos os graduados fazem assim. com a alfa, os anos obrigatórios até o segundo grau são 12. com a faculdade, em geral mais 4. são 16 anos de estudo. vai feliz!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)