19 de março de 2015

Québec REALMENTE precisa de imigrantes?

Bom, ontem passei um dia de luto com a notícia que recebi do BIQ, como comentei no post anterior.

Me estressei e tudo mais buscando compreender o que exatamente queriam ao me pedirem documentos que já haviam sido enviados...

E então em uma conversa com a esposa, veio a seguinte pergunta: "Será que Québec REALMENTE precisa de imigrantes?". Contrário ao que muitos falam e defendem com unhas e dentes de que os demais processos são piores que o provincial por Québec, não é o que se vê!

Imigrar por Québec JÁ FOI algo recompensador e até simples. Até 2010, as coisas eram mais flexíveis, muito mais inclusive que o processo federal, mas ACABOU! Alguns dizem que muitos dos problemas foram por causa do menor orçamento do governo destinado a imigração, da mudança do escritório de SP para o México, e várias outras teorias da conspiração que estamos cansados de ver por aí.

O fato é, nem quem imigrou nem que está no processo consegue me convencer de que o processo de Québec está seguindo a mesma onda dos demais processos de imigração canadenses. Pelo contrário! Enquanto todos os demais processos (federal e provinciais) estão se ajustando para receber imigrantes o mais rapidamente possível, Québec arrasta os candidatos a imigração por anos a fio, sem clareza no processo, sem informações, aplicando regras retroativas, tomando ações a revelia, perdendo documentos, etc, etc, etc.

Falar que o processo de Québec é único, e que só nele você recebe a francisação e bla bla bla, isso pra mim é realmente besteira! As vantagens que o processo por Québec oferece já não pagam as desvantagens que eu passei, que eu passo, tudo esperando que o CSQ seja enfim emitido.

Existe muita coisa em jogo, mas principalmente, minha vida pessoal e profissional, estar estagnado em muitas frentes por não ter a mínima noção de quando a imigração vai ocorrer, minha família, nossa vida financeira e dificuldades que nos colocamos voluntariamente todos os dias a prova para poder manter forte nossa reserva para imigrar, para se preparar para uma nova vida no Canadá.

Mas agora, estou cansado e não é mais questão de persistência mas de não estar mais disposto a suportar o descaso.

Enviei ontem os documentos solicitados, inclusive a via original da certidão de nascimento do meu filho. Mas agora, possuo um prazo máximo para esperar pelo CSQ. Se esse prazo não for atendido, é vida que segue, e eu irei para o Canadá, mas para uma provincia que precise de nossa família.

Dica aos que estão se preparando para aplicar para a imgiração: estudem com carinho as outras opções, e somente opte por Québec depois de colocar TUDO na balança!

Fim do desabafo. rs..

18 comentários:

  1. Oi Filipe. Recebi um email de intention de rejeter ontem e a indigestão não passou até agora. Portanto imagino bem como você está se sentindo. Sabe que também questiono isso que você colocou neste post. Se é tão importante assim, por que eles dão tantas pisadas na bola? Por que dificultam tanto? E questino também a competência dessas pessoas que estão lá no BIQ. Pra mim, isso que eles fazem é trapalhada de amadores. Enfim, mesmo super chateado com o que acontece vou insistir mais um pouco, afinal esta foi a primeira rasteira que levei deles, mas já estou também pensando seriamente em outras possibilidades. Boa sorte pra nós, porque com esse BIQ, vamos precisar de muita!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Desabafo coerente!
    Realmente o BIQ demonstra descaso com os candidatos a imigração e seus documentos. Foi - se a época em a imigração por Qbc era rápida e "fácil". Poderia ser a mais difícil de todo o país, mas deveria ao menos ser transparente, objetiva e previsível.
    Estou no processo desde 2013 (prioritário).

    ResponderExcluir
  3. Moro em Calgary e conheço muitos brasileiros que imigraram por Quebec, moraram lá e se arrependeram e hoje estão morando em Calgary! Moro em Calgary há 10 anos! Toma cuidado com as maravilhas que contam sobre Quebec! Os relatos sobre Quebec são que nçao tem emprego, evidência de muita prostituição e drogas pra caramba! Fora a quantidade de suicídios no metrô! Não vivencie isso porque meu processo foi pela parte inglesa! Foram relatos de muitos colegas brasileiros! Nem sei se deveria ter escrito isso, mas me dá dó quando vejo alguém querendo tanto imigrar e muitas pessoas não falam a real situação. Outra coisa, no momento, o Canadá está passando por uma séria crise econômica. Boa arte do país não tem emprego! Caso seu visto saia vem com muita grana! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro, tenho certeza que, no final, tudo dará certo. E esse final será um novo começo para vocês.

    Ainda vão lembrar dessas atribulações e ver que elas foram necessárias! Desejo o melhor a vocês sempre!

    ResponderExcluir
  5. Eae Filipe! Desanima não, infelizmente essas coisas fazem parte.
    Acabou que no outro dia lá no crepe nem conversamos direito, como falei lá, pretendo ir pra parte inglesa, então estou buscando as mais diversas alternativas para tanto.
    Depois dê uma olhada nesse site http://www.cicnews.com/2015/03/permanent-immigration-canada-options-students-postgraduate-work-permit-holders-034706.html Abraço e boa sorte com o processo!

    ResponderExcluir
  6. Seja forte, Filipe, eu sei que nao é facil, o meu processo durou 2 anos enquanto o de todo mundo durava apenas 9 meses na época, estou aqui a 3 anos, meu francês ainda esta longe de ser um dos melhores, meu emprego esta longe de ser bonzinho, ou seja, nao é facil mesmo e chegando aqui as pedras no caminho continuam, mas ainda assim acho que vale a pena pela qualidade de vida e pela educaçao que vc pode oferecer ao seu filho. Pode continuar xingando e desabafando pq ninguém é de ferro, continuo fazendo isso até hoje rsrs, mas nao desista, haja paciencia e dinheiro para tantos inconvenientes, mas tudo de gratificante nessa vida tem um alto preço e caminho arduo. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Amigo ainda desejo te ver por aqui, e estamos juntos em oração.
    Por favor n desista, mesmo sendo tao dificil, estude e esgote todas as possibilidades e siga em frente!

    ResponderExcluir
  8. Acataremos sua Dica!!!! ;)

    Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  9. Também apliquei pelo Québec e aguardo contato do BIQ desde agosto passado.

    Quando comecei minhas pesquisas sobre imigração canadense, lá em 2011, o processo via Québec era disparado o melhor dentre todas as vias imigratórias oferecidas pelo Canadá.

    Me matriculei imediatamente nas aulas de francês. Durante o curso, pude ver o processo québécois sofrer várias mudanças, e aquelas 150 horas que eu precisava inicialmente para aplicar já não bastavam mais. Agora seria preciso atingir o nível B2 no TCFQ.

    Não acho injusto requerer dos imigrantes que possuam um bom nível de francês, afinal, é a língua oficial da província, mas que foi um belo de um balde com gelo, isso foi. Levamos quase dois anos de estudos (e MUITO dinheiro) para nos sentirmos confiantes e fazer a prova, mas o que mais nos "motivou" mesmo foi a famosa cota de 6500 vagas se esvaindo a cada mês.

    Conseguimos atingir a nota necessária aos 60 do segundo tempo e enviamos nosso dossier.

    Ainda realizamos uma viagem exploratória. Tudo em nome do melhor planejamento possível e também para garantir um precioso ponto no processo, claro.

    De fato as coisas ficaram muito mais complicadas desde 2010 para cá. Várias mudanças do escritório, retroatividade de leis, novos requisitos, remoção de áreas de formação da lista (lembro bem quando em 2012/13 houve um BOOM de pessoas procurando curso de mecânico de aeronaves só para garantir 16 pontos. Não quero nem imaginar a cara de quem concluiu o curso com isso em mente para agora não receber um mísero ponto no processo). Enfim.

    A tendência é que com a entrada do novo sistema "en ligne" as coisas fiquem ainda piores (do ponto de vista do imigrante)

    Se eu fosse começar HOJE o estudo sobre as vias imigratórias canadenses, daria especial atenção às opções oferecidas por Manitoba.

    Aparentemente eles estão precisando muito mais de imigrantes que o Québec.

    ResponderExcluir
  10. Diogo, infelizmente esta é a realidade que temos vivido no processo. Não me importo de enviar novos documentos, mas a falta de clareza, informações e resposta é o que me faz crer que Québec não precisa de imigrantes. Não é somente uma vontade minha de imigrar, mas também uma necessidade deles. Certo? Se não for, tem província que precisa! Mas vamos em frente, não podemos deixar a peteca cair, mesmo que em outro processo rs..

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, é realmente complicado isso! Olhe só o seu caso, PRIORITÁRIO e estacionado desde 2013. Eu agora me tornei prioritário também, e já estou próximo da soma de 3 anos de processo. Mas a esperança não pode morrer. Precisamos seguir em frente, para o Québec ou não!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, realmente tenho visto uma grande quantidade de pessoas que imigraram para Québec, e que de fato acabaram optando ir para uma outra província por motivos diversos. Ainda estou neste fôlego final para tentar conquistar a imigração por Québec, até para ver se Montréal realmente é nosso lugar. Afinal, precisamos viver isso para dizermos pessoalmente que não é para nós. Mas se não for pra ser, com certeza adequaremos nossos planos para outro lugar no Canadá! Desejo sucesso e sorte neste momento de crise para vocês!

    ResponderExcluir
  13. Tiagão, com certeza! Eu posso tomar porrada e cair várias vezes, mas levantarei sempre uma vez mais!

    ResponderExcluir
  14. Julio, é uma ótima ideia esta sua para facilitar a imigração!
    Eu optaria por isso se fosse solteiro. Com família, as coisas complicam um pouco mais, mas mesmo com as dificuldades, sei que estamos mais perto que longe da imigração.

    ResponderExcluir
  15. Ana, obrigado pelo apoio!
    Entendo também que o espírito é esse. Podemos nos desanimar, frustrar, indignar, mas precisamos sempre estarmos prontos para a próxima luta.
    Eu tenho a certeza de que imigrarei para o Canadá, só não sei se para Québec mais. rs..

    ResponderExcluir
  16. Agnes, aí sim! rs..

    Optem pelo que vale mais a pena e precisa de ti ;)

    ResponderExcluir
  17. Guilherme, você está vivendo exatamente a mesma situação que nós. Até mesmo as dificuldades foram as mesmas ou muito semelhantes.

    Ainda há quem diz que o processo de imigração são só flores, ou até mesmo aqueles que já imigraram e que nos julgam por isso ou por aquilo depois de tudo que passamos rs..

    Mas vamos em frente, não podemos parar!

    ResponderExcluir
  18. Oi Filipe, sabemos como é... estamos no processo desde 2013 e temos também esse sentimento de descaso por parte do BIQ.. mas temos esperança que as coisas dêem certo, vc é um lutador! Tenho a certeza que vai conseguir! Boa sorte!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)