9 de julho de 2013

1 ano depois, e mais mudanças no processo

Há exatamente 1 ano atrás, eu estava enviando meus documentos ao BIQ México, já dentro das temidas novas regras de avaliação de dossiês, com provas de proficiência, documentos traduzidos e todas as demais canseiras que provavelmente já leram anteriormente.

E agora, advinha? Notícia fresquinha, direto da fonte: MAIS MUDANÇAS NO PROCESSO!!!

Para todos os dossiês enviados após a data de 1º de Agosto de 2013, todos os dossiês enviados serão avaliados sob a perspectiva das seguintes novas regras:
  • O nível mínimo para aplicar agora foi aumentado de intermediário para intermediário avançado (de B1 para B2);
  • Haverão 2 pontos que poderão ser obtidos pelo aplicante principal, não obrigatórios, que visarão avaliar o francês escrito do aplicante (anteriormente, eram avaliados apenas expressão e compreensão orais);
  • Os testes de francês poderão ser mudados, visando contemplar a parte escrita;
  • A lista de profissões pode ser, em breve, modificada;
  • Para quem não quiser fazer provas de e proficiência para comprovar o francês, será possível comprová-lo também a partir de documentos que demonstrem ao menos 3 anos de estudo da língua; Este item é válido apenas para quem estiver realizando o Programa de Experiência Quebequense.
  • Serão aceitas "apenas" 20 mil aplicações de DCS, o que ao meu ver não vai chegar nem a 1 quarto disto com estas regras novas.
Em poucas palavras: CORRAM QUE A POLÍCIA VEM AÍ. rs.. Aos que já estão com a documentação prontinha, não esperem mais! Viabilizem o envio mais rápido possível, para que os dossiês cheguem ao BIQ México antes de 1º de Agosto. Caso contrário, muitos poderão ficar de fora dessa nova leva de aplicações, e ter de dispender de uma quantidade enorme de tempo e dinheiro para se tornar novamente elegível. Muitos nem mesmo com um bom francês poderão estar dentro, devido a mudança da lista de profissões. Então CORRAM! Não esperem mais, se estiverem com tudo pronto!

No mais, aos que já estão acompanhando as notícias, alguns já receberam um email do BIQ pedindo para se preparar para as entrevistas. Uma missão de entrevistas está prevista oficialmente para Setembro deste ano, então afiem-se no francês!

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Felipe tudo bem?

    Não adianta correr quem nem estiver em alguma exceção descrita aqui, pois vai cair nas novas regras:

    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/informations/applications-receipt.html

    abs

    ResponderExcluir
  2. Quando aparecem essa noticias de mudança em processo eu fico com medo. Porque quando resolvi fazer outra graduação, foi pensando em outra possibilidade para me ajudar na imigração...eu só espero que quando chegue minha vez, ocorram mudanças no processo federal a meu favor... pq eu nao quero nem imaginar se pelo menos a lista de profissões não mudar...eu quero ir embora do Brasil !!

    abraços e boa sorteee !

    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pelo terceiro ano consecutivo, o Québec International organiza uma missão de seleção de pessoal no Brasil. Nesta edição, temos mais de 50 vagas nas áreas de TI e usinagem.

    Como participar?
    Primeiramente, o candidato deverá consultar os empregos disponíveis (https://secure.manitou-psa.com/pages/qint/categorie-offres-demploi.html). Caso esteja no perfil, deverá enviar o currículo em francês. As vagas disponíveis também foram disponibilizadas em português, em arquivo pdf (no perfil da vaga, clique em “Description du poste en portugais”).
    Caso tenha o currículo pré-selecionado, o candidato será convidado a fazer uma avaliação do nível de francês. Os candidatos aprovados serão convidados a participar de uma entrevista on-line* de 9 a 13 de setembro de 2013 com os gestores das empresas da região de Québec.
    *É de responsabilidade do candidato providenciar o acesso a um computador com o software Skype instalado para o dia da entrevista.

    As candidaturas serão recebidas até o dia 22 de agosto, então fique ligado e aproveite o tempo para aperfeiçoar o francês!

    Para mais informações sobre a missão acesse o Portal Québec na Cabeça: http://www.quebecnacabeca.com/missoesbrasil

    Para saber mais novidades, fique conectado as nossas redes sociais :
    https://www.facebook.com/quebecentete
    https://twitter.com/quebecentete

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)