13 de julho de 2012

O fantástico mundo dos blogs de emigração

Olá pessoal!

É engraçado esse mundo blogueiro! Muitas vezes escrevemos pelo simples fato de compartilhar sentimentos ou momentos, algumas vezes para ajudar outras pessoas que estão no mesmo caminho que o nosso, outras pra desabafar, e também, por que não, para comemorar pequenos passos rumo a um sonho.

Hora ou outra me pego lendo blogs, tanto os que conheço de longa data quanto blogs que nunca havia visitado, e vou vasculhando seus arquivos de postagens. É muito comum encontrar blogs que nasceram e ainda hoje permanecem de pé. Outros que nasceram, viveram, e "morreram". Entretanto, em todos, uma história foi escrita com muita batalha, lágrimas, e sorrisos.

Lembro até hoje a sensação que tive logo quando comecei a estudar sobre como funcionava o processo de emigração canadense em 2010. Entrava a todo o tempo em blogs, fóruns, sites oficiais. Encontrei um blog de um casal que havia emigrado para Toronto, e chegaram com suas malas de 32kg à North York em um apartamento simples, porém aconchegante, e pouco a pouco foram firmando seus pés na neve. Hoje, infelizmente, esse blog não existe mais. Era o "Canadaboa", que pode ser encontrado somente em sua primeira versão no Blogspot com o começo da caminhada desse casal.

Lia as histórias dessas pessoas, dessas famílias, como se fosse um livro. Há blogs em que li todos os posts que foram escritos. Quase sempre me emocionava com cada um deles. Sentia praticamente a mesma felicidade que sentiam ao enviarem seus dossiês, ao receberem seus CSQs, ao receberem seus vistos, ao pisarem em solo canadense, ao conquistarem objetivos antes nunca sonhados no Brasil, ao viverem seus sonhos.

Essas histórias acabam por se repetir dia após dias, com nós, blogueiros ou não.

O importante é que devemos nos manter sonhando, e buscando alcançar nossos sonhos.

E aos que gostam de escrever, escrevam em seus blogs! Suas histórias com certeza serão lidas, e provocarão muitas lágrimas de felicidade em pessoas que talvez nunca iremos conhecer, mas que também alcançarão seus sonhos.

4 comentários:

  1. Oi, Filipe!

    Eu com certeza sou fanzoca dos blogs. Às vezes me sinto assistindo novelas - só que boas - das vidas alheias. É como você disse: ao acompanhar um blog, a história de vida de alguém, sempre nos emocionamos, mesmo que não conheçamos nem tenhamos esperança de conhecer pessoalmente quem escreve.

    Eu fico feliz quando encontro um novo, também acho que as pessoas devem continuar escrevendo se gostarem. É uma experiência muito rica.

    Viva ao mundo virtual! =D

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Tambem sinto a mesma coisa! Sem os blogs nao sei como sería! Tambem li o Canadaboa onteiro! Parecia que eu conhecia a Luly e o Wander. rsrsrsrs e a pipoka também é claro!
    Nao deixe de nos procurar se vier a Toronto ok? Adoro conhecer pessoalmente a blogosfera! Um super abraço da Turma do Balão!!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade mesmo, eu tambem leio alguns blogs desde o inicio e vejo q toda a angustia que passo agora, esperando o visto m já foi sentida por muita gente que hj está feliz no Canadá!
    Eu tbem considero o canadaboa um excelente blog, até fiz um post em homenagem a eles há um tempão atrás (acho q escrevi "provei canadaboa e gostei" rsrs Uma pena eles nao escreverem mais!
    Dos atuais, acho o "tambemqueroviajarnessebalao" excelente, super legal.
    E tem um q eh o "canadasaga.blogspot.com" maravilhoso, desses q a gente le como se fosse um livro.
    O q seria dessa espera se nao fossem os blogs para nos informar, nos consolar e nos dar forças? :)
    Que todos continuem escrevendo!!! (e vc também!!! )

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  4. O sentimento é o mesmo aqui!
    Em 2008 eu acompanhava um blog do processo federal, e ficava sonhando sobre quando chegaria a minha vez... Hoje eles nem escrevem mais!=(

    Mas um outro blog, o Quebecoando, eu acompanhei desde o início: dossiê, entrevista, CSQ, federal, chegada em MTL... Tive a oportunidade de conhecê-los e hoje são amigos queridos! Nossa, cada conquista deles, eu vibrava como se fosse comigo!
    Muito bom!!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)