13 de setembro de 2010

Teach Yourself French

Olá!

As recomendações de todo professor e estudante mais avançado de línguas estrangeiras são geralmente as mesmas: escute música, leia livros, estude pequenas lições e mantenha um contato constante com a língua, mesmo que seja de 20 minutos por dia.

Sendo assim, busquei adotar um estudo paralelo ao meus cursos de francês e inglês. Estou utilizando o método Teach Yourself French que nada mais é que um método em inglês ensinando francês através de leitura e audio. São lições simples e rápidas, podendo até utilizar aqueles 15 minutos livres na hora do almoço do trabalho.

É um método que por si só não ajuda, mas se já houver conhecimento prévio e razoável do inglês e algo (básico do básico) do francês, é uma ótima maneira de se praticar.

O Teach Yourself que estou utilizando é a primeira versão dele para o francês, ou seja, a mais básica. Estive vendo na Cultura que há outras versões dele mais avançadas que seguem a mesma idéia. Basicamente livro totalmente em inglês ensinando francês com cds de audio.

Os livros Teach Yourself ensinam uma variedade de coisas, da mesma forma que aquela série de "Anything" for Dummies, mas acho mais completa e interessante. Não trata apenas situações padrões e cotidianas, vai um pouco mais a fundo.

Estou gostando e recomendo!

4 comentários:

  1. Estamos na mesma fase amigo, posso te compreender...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Então esse tipo de método funciona mesmo? Eu sempre fiquei meio desconfiada deles, mas agora fiquei com vontade de experimentar... Mas você acha que é só para iniciantes ou serve pra quem já tá mais pro intermediário/avançado?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Humm... Vou comentar em portugues dessa vez, ok...

    Os Teach Yourself sao muito bons, por exemplo, voce pode conseguir um finlandes basico rachando de estudar o livro da serie numas ferias de verao. Sao mais para iniciantes, mesmo autodidatas, ao estilo de idioma de sobrevivencia. Mas no caso do frances, tem ainda o "Improve your French", com conteudo mais pesado.

    As vezes falta algumas explicacoes, mas elas tambem fazem voce pesquisar um pouco mais, a "se débrouiller". Se voce nao tiver um professor, vai ter de usar muito google, os grupos/forums, arranjar algum "pen pal" pela Internet.

    Se voce nao tem problema com ingles, o curso flui bem. Por outro lado, voce acaba treinando o ingles, tambem.

    Dica: gravem as faixas dos CDs em mp3 e coloquem os arquivos no cell phone, whatever e escutem sempre que puder. Mesmo que seja CD do livro avancado. Nao se preocupem se nao estao entendendo nada no comeco.

    Mais, nessas grandes livrarias, voces devem encontrar uns livrinhos de estoria da CLE ou da Hachette, com CD. Sao audio-books. Muito interessante o esquema de mp3 com eles! Alias, "Maxime et le canard", da Hachette, eh do coracao!! ;-)

    Now, let's call it a day... :-)
    See you!!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)