7 de agosto de 2014

Tempo entre uma sessão e outra do TCFQ

Post rapidíssimo!

A Carol do Blog Alors On Va comentou algo interessante em meu último post. A página do CIEP, responsável pela aplicação do TCFQ, tem uma lista de FAQ (Perguntas mais frequentes) sobre a prova, e uma delas é: Quanto tempo devo esperar para fazer uma nova prova do TCFQ, caso eu já tenha feito uma anteriormente?

Em qualquer versão da página de FAQ em línguas como português ou inglês do site, a resposta são 2 meses entre cada prova. Quando você passa o site para a versão em francês, a resposta é 1 mês entre cada prova.

Qual o correto? A versão em francês! Confirmei esta informação diretamente com o CIEP da França e eles informaram que o site realmente precisa ser atualizado nas demais línguas, mas que o correto é o que está escrito em francês.

Outra observação muito importante é que você não precisa esperar nem 1 dia para fazer outro módulo da prova que você não fez anteriormente. Por exemplo, você pode fazer a prova de compreensão oral no dia 10 de Agosto, a de expressão oral no dia 15 de Agosto, a de compreensão escrita dia 20 de Agosto e a de expressão escrita no dia 25 de Agosto, porém uma nova prova de expressão oral só pode ser feita no dia 16 de Setembro ou 26 de Setembro no caso da prova de expressão escrita, como mencionei nesse suposto cenário. Esse exemplo, claro, considerei datas da prova quase uma em cima da outra, mas se em sua região você dispor de vários TCFQs no ano, esta é a ideia de como funciona esse período entre uma prova e outra.

Então corram, aproveitem o segundo semestre para fazer o máximo de TCFQs possível buscando aumentar a pontuação na prova, utilizando a dica que dei anteriormente de fazer somente a prova que você não tem uma boa pontuação!

6 de agosto de 2014

Uma nova luz para o TCFQ e CSQ

Bom, como contei neste post e nesse post, tenho até janeiro de 2015 para reaver pontos para que a Intention de Rejet morra na intenção rs..

Tenho basicamente que fornecer um novo TCFQ com uma nota que nos garanta uma pontuação maior que 57 pontos no dossiê. Hoje temos 56, é mole? Mas tá bom!

No início do ano fiz um novo TCFQ e fiquei com B2/B2/B2/B1 (esse B1 foi em expressão oral). Isso me daria mais 1 ponto apenas em meu processo se eu trocasse o TCFQ que o BIQ possui por esse, e seria necessário conquistar 6 pontos de adaptabilidade, porém minha esposa ainda fala um francês elementar, então prefiro buscar maior pontuação em um novo TCFQ.

Após reler os critérios de realização da prova, como eu mesmo sugeri neste post, me veio a luz que me facilita em muito minhas estratégias que comentei anteriormente! A prova pode ser realizada com uma diferença de 30 dias de uma para a outra, e também pode ser realizada separadamente, ou seja, posso fazer o módulo da prova que eu desejar (expressão e/ou compreensão oral e/ou expressão e/ou compreensão escrita).

Isso me abre um leque bem mais confortável para conseguir uma pontuação alta no processo. A estratégia considerando estes fatos é:
  • Farei somente a prova de expressão oral em setembro, buscando B2 ou mais
  • Não conseguindo, farei novamente a prova de expressão oral em novembro também buscando B2 ou mais
  • Como o resultado da prova de expressão oral será mais atual do que o da prova que fiz no começo do ano, terei B2 em todos os aspectos e B2 ou superior também na expressão oral. Para isso enviarei os dois TCFQs. O do início do ano, e este com o maior resultado da oral que farei agora.
Isso me garantirá 62 pontos, caso eu tire um B2 na prova de expressão oral, ou 63 caso eu tire C1. Este resultado, em tese, me garantiria folga para conquistar apenas 1 ponto em entrevista, ou até mesmo o CSQ em casa no caso de C1.

Respirei bem mais aliviado após essa luz de Deus que me abriu essa possibilidade, até porque é complicado fazer as 4 provas novamente para tirar um novo B2 em tudo. O TCFQ, infelizmente, não é uma prova que de fato avalia sua língua. É muito mais o "saber fazer" do que o "saber falar". E claro, tirar B2 em só uma prova é mais fácil, pois posso focar meus esforços somente nela.

Toneladas mais leve, sigo estudando francês, e já retomando as aulas para fechar essa bendita prova!

Vejo vocês depois.