24 de maio de 2010

Palestra: Québec - Terra de Oportunidades

"Québec - Terra de Oportunidades" é uma palestra realizada pelo próprio Escritório de Imigração do Québec, apresentada desta vez na Aliança Francesa de Brasília por Gilles Mascle, representante do Ministério de Imigração do Québec.

É realmente uma apresentação de todo e bom grado, tanto para quem é iniciante no assunto quanto para aos bastante informados do processo de imigração, isto porquê há um momento muito bacana para tirar dúvidas, ouvir dúvidas dos outros que poderia vir a ser suas dúvidas no futuro, conhecer pessoas com a mesma pretensão que você, realidades diferentes se adequando ao mesmo fim. Realmente algo que não deve-se perder sempre que houver tal oportunidade.

Conforme o próprio Mascle, o Québec possui acordos com algumas das instituições da Aliança Francesa (se não todas, creio eu), mas as citadas foram: Brasília, Belo Horizonte, Rio e São Paulo, e ainda o Senac São Paulo, e este acordo possibilita a apresentação desta palestra em diferentes locais do Brasil. Por isso, mais uma vez digo, não perca esta oportunidade de presenciar esta palestra pelos motivos já citado acima.

Uma informação MUITO bacana que obtive nesta palestra foi com relação ao apoio GRATUITO dado ainda no Brasil para o estudo da língua francesa aos participantes do processo de imigração que já possuem o CSQ (Certificado de Seleção do Québec). Este consiste no seguinte: O Québec PAGA cursos em locais nos quais a província tem acordo (conforme citei alguns acima) no valor de até CAD$1500,00. E apenas lembrando que a continuidade do processo pós CSQ pode levar de 8 à 12 meses, você terá este tempo para aprimorar seu frânces antes da sua ida, realizando até mesmo cursos intensivos razoavelmente caros dados na Aliança Francesa, por exemplo. E se não bastasse isso, você ainda tem direito à 1000 horas de curso de francês a distância com acompanhamento de professores que vivem no Québec. Mais mole doce que isso, nem mamão com açúcar! =)

Para quem não puder participar, há disponibilizado no You Tube esta mesma palestra na íntregra (exceto o momento das dúvidas). Caso não consigam acessar, procurem na busca do próprio You Tube por "Palestra de Imigração Canadá - Québec". São 12 partes que integram todo o conteúdo da palestra.

Gostei muito da palestra, conheci poucas pessoas, mas de toda forma já faremos parte de mais um grupo de pessoas que pretendem a imigração em Brasília e que falam francês. A minha idéia foi de reunir este pessoal para debater idéias sobre o processo e até mesmo para trocar algumas idéias em francês, para treinar. :)

Para quem quiser participar, entre no grupo do Mateus e da Sônia para trocas de informações sobre o processo, cursos de línguas, etc.

Para quem quiser verificar onde há as palestras e quiser se inscrever, visite www.imigrarparaquebec.ca (site oficial para inscrição).

Para não me extender demais, AQUI você poderá encontrar o post com as dúvidas que eu tirei na palestra.

Um comentário:

  1. Olá Filipe!Sou Jaynara e também estive na palestra em Brasília, na segunda-feira, com meu namorado[que também pretendemos casar tão logo,rs].Também estamos no comecinho do nosso planejamento, inclusive planejando um blog para descrevermos cada etapa de todo o processo[que não sabemos onde começa e nem onde termina..rs].Mas enfim, também passamos a fazer parte do grupo do Mateus e da Sonia e queremos desejar boa sorte à todos que estão nesse barco...parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Obrigado por me acompanhar! :)